Os conceitos de espaço e de tempo como protagonistas no ensino de Física: um relato sobre uma sequência didática com abordagem histórico-filosófica

Autores

  • Ueslei Vieira dos Reis Colégio Estadual de Magé, Universidade Serra dos Órgãos
  • José Claudio Reis Universidade Estadual do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2016v33n3p744

Resumo

O presente trabalho busca discutir a importância de abordar histórica e filosoficamente os conceitos de espaço e tempo na educação básica e apresentar os relatos de uma experiência realizada em sala de aula. Para isso, realizou-se uma pesquisa-ação com a finalidade de avaliar a relevância de determinadas estratégias pedagógicas onde discutiu-se não apenas a ciência, mas também o processo de construção do conhecimento científico. Após uma vasta pesquisa histórica sobre esses conceitos elegeu-se alguns momentos, que julgamos os mais relevantes dentro da Educação Básica, para serem abordados em sala de aula. Esses momentos foram: 1) Galileu e a geometrização do espaço e tempo; 2) A Mecânica de Newton e o espaço e tempo absoluto; 3) A Relatividade de Einstein e o espaço e tempo relativo. À luz desse panorama histórico e filosófico, construiu-se uma sequência didática que foi implantada e avaliada através de uma pesquisa-ação com os seguintes itens: contextualização histórica; apresentação/Problematização dos conceitos; realização de atividades; atividade de avaliação. Esse processo permitiu que ao final de um ano letivo tivéssemos um farto material para análise e avaliação.

 

Biografia do Autor

Ueslei Vieira dos Reis, Colégio Estadual de Magé, Universidade Serra dos Órgãos

Mestre em Ensino de Ciências no Programa de Pós Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação do CEFET-RJ. Possui Licenciatura em Física pela UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro). Professor de Física da SEEDUC-RJ; Professor de Física na UNIFESO. Tutor de Física no Pré-Vestibular Social (PVS) do Cederj, fundação Cecierj. Produz vídeo aulas de Física para a plataforma Youtube EDU.

José Claudio Reis, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

José Claudio Reis é graduado em física pela UFRJ, doutor pela Coppe/UFRJ e professor do Colégio Pedro II (RJ).

Downloads

Publicado

2016-12-15

Como Citar

Reis, U. V. dos, & Reis, J. C. (2016). Os conceitos de espaço e de tempo como protagonistas no ensino de Física: um relato sobre uma sequência didática com abordagem histórico-filosófica. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 33(3), 744–778. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2016v33n3p744

Edição

Seção

Pesquisa em Ensino de Física

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)