O papel dos livors didáticos franceses do século XIX na construção de uma concepção dogmática-instrumental do ensino de Física

Marco Antonio Barbosa Braga, Andreia Guerra, José Claudio Reis

Resumo


Este artigo trata de uma investigação sobre fundamentos filosóficos do ensino de física. A partir de uma pesquisa sobre os livros didáticos franceses do século XIX e do contexto de sua publicação, procura-se traçar um panorama das idéias que nortearam seus autores e a construção de uma concepção de educação científica que chamaremos de dogmático-instrumental. Estas idéias influenciaram fortemente a educação científica brasileira.


Palavras-chave


Livros didáticos; História da Ciência; Filosofia da Ciência

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2008v25n3p507

 


Cad. Bras. Ens. Fís. UFSC, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons
> > > > >