O papel dos livors didáticos franceses do século XIX na construção de uma concepção dogmática-instrumental do ensino de Física

Autores

  • Marco Antonio Barbosa Braga CEFET - Rio de Janeiro
  • Andreia Guerra CEFET - Rio de Janeiro
  • José Claudio Reis Colégio Pedro II - Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2008v25n3p507

Resumo

Este artigo trata de uma investigação sobre fundamentos filosóficos do ensino de física. A partir de uma pesquisa sobre os livros didáticos franceses do século XIX e do contexto de sua publicação, procura-se traçar um panorama das idéias que nortearam seus autores e a construção de uma concepção de educação científica que chamaremos de dogmático-instrumental. Estas idéias influenciaram fortemente a educação científica brasileira.

Biografia do Autor

Marco Antonio Barbosa Braga, CEFET - Rio de Janeiro

Graduação em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), mestrado em Educação pela PUC-RJ (1991) e doutorado em Engenharia de Produção pela COPPE -Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Andreia Guerra, CEFET - Rio de Janeiro

Graduação em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), mestrado em Difusão de Ciência e Tecnologia na Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993) e doutorado em História e Filosofia da Ciência na Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

José Claudio Reis, Colégio Pedro II - Rio de Janeiro

Graduação em Licenciatura Em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1991) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002).

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Publicado

2009-01-08

Como Citar

Braga, M. A. B., Guerra, A., & Reis, J. C. (2009). O papel dos livors didáticos franceses do século XIX na construção de uma concepção dogmática-instrumental do ensino de Física. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 25(3), 507–522. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2008v25n3p507

Edição

Seção

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