Unidade de Ensino Inclusiva: uma proposta de Ensino de Física para estudantes surdos do Ensino Médio

Una propuesta para la Enseñanza de la Física para estudiantes sordos de secundaria.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2024.e91392

Palavras-chave:

Educação dos surdos, Ensino de Física, Unidade de Ensino Potencialmente Significativa – UEPS, Unidade de Ensino Inclusiva – UEI, Educação Especial

Resumo

Este artigo apresenta uma sequência didática desenvolvida para o ensino de Física para estudantes surdos, intitulada Unidade de Ensino Inclusiva – UEI. Tal abordagem de ensino representa uma ampliação das ideias de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas – UEPS, no que tange a contemplar o desenvolvimento de estratégias pedagógicas que respeitem em primeiro lugar a identidade cultural dos estudantes surdos. Relata-se o processo de criação da UEI, destacando as atividades desenvolvidas nela. Em seguida são apresentados os resultados da aplicação dessa metodologia, no contexto de uma Escola Especial para surdos do Rio Grande do Sul, durante a pandemia de Covid-19 e como principal descoberta, ressalta-se que os participantes desta pesquisa tinham um conceito limitado a respeito do tema energia antes da intervenção pedagógica, restringindo esse essencialmente ao conceito de energia elétrica, mas ao final do processo de ensino e aprendizagem passaram a reconhecer, ainda que parcialmente, outras formas de energia e também criaram sinais para denominar duas das formas de energia mais exploradas na sequência didática. Por fim, ressaltam-se os aspectos bem-sucedidos e quais podem ser melhorados, e ainda algumas possibilidades de aplicação dessa metodologia para outros temas do componente curricular da Física e outros contextos da educação especial, ressaltando a possibilidade de construção de novas UEI’s, tal como a apresentada neste artigo.

Biografia do Autor

Lucas Teixeira Picanço, Doutorando do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática

Mestre em ensino de Física pela Universidade Federal do Amazonas, doutorando do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGCIM da Universidade Luterana do Brasil – ULBRA–Canoas/RS.

Agostinho Serrano de Andrade Neto, Universidade Luterana do Brasil

Doutor em Física Nuclear pela Universidade de São Paulo e professor adjunto do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGCIM da Universidade Luterana do Brasil – ULBRA-Canoas/RS.

Marlise Geller, Universidade Luterana do Brasil

Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, professora adjunta do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGCIM da Universidade Luterana do Brasil – ULBRA-Canoas/RS.

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Publicado

2024-12-05

Como Citar

Picanço, L. T., Andrade Neto, A. S. de, & Geller, M. (2024). Unidade de Ensino Inclusiva: uma proposta de Ensino de Física para estudantes surdos do Ensino Médio: Una propuesta para la Enseñanza de la Física para estudiantes sordos de secundaria. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 41(3), 513–543. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2024.e91392

Edição

Seção

Ensino e aprendizagem de Ciências/Física