“O homem erra enquanto se esforça”: justificando o quantum de ação

Autores

  • Marinês Domingues Cordeiro Departamento de Física, UFSC
  • Rodrigo Guimarães Soares Mestrando

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2024.e98462

Palavras-chave:

Racionalidade, Subdeterminação, Ensino Baseado em Casos, Planck

Resumo

“Um ato de desespero” é a citação mais associada a Planck em relação ao seu postulado. Não sem razão: ela é representativa do que diz respeito ao caráter simultaneamente chocante e esclarecedor do quantum da ação. Ao enfatizar tal sentimento, esta citação parece pintar o esforço científico em cores vivas, subjetivas e, portanto, irracionais. A Palestra Nobel de Planck, por mais rica que seja em expressões de surpresa, pode, de forma interessante e irônica, levar-nos a uma imagem muito diferente da ciência; através de seu processo de racionalização, ele enuncia as evidências, métodos e valores que tiveram que ser manipulados para que o quantum de ação mostrasse seu significado e potencial. A perspectiva de Laudan da ciência como uma atividade racional e de resolução de problemas concede um contexto interessante a esta racionalização; articulando o modelo às palavras de Planck, pode-se ver que, embora as hipóteses científicas possam por vezes ser quase inacreditáveis ​​e a subdeterminação possa tornar a ciência desesperante, é precisamente no erro e na divagação que a racionalidade pode residir. A Conferência Nobel de Planck pode ser uma fonte interessante para o ensino por casos históricos, porque associa aspectos cognitivos àqueles interpretados como humanos, num episódio histórico já bem recebido no ensino de física.

Biografia do Autor

Marinês Domingues Cordeiro, Departamento de Física, UFSC

Licenciada em Física, Mestre e Doutora em Educação Científica e Tecnológica e professora do Departamento de Física da UFSC. Foco das pesquisas em Filosofia e História da Ciência e da Educação Científica e Mulheres na Ciência.

Rodrigo Guimarães Soares, Mestrando

É graduado em Física Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2020), tendo participado do Programa de Iniciação Científica (PIBIC) como voluntário e bolsista, com ênfase na linha de História e Filosofia da Ciência no Ensino de Física. Atualmente é mestrando do Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica, pela mesma universidade, na linha de pesquisa de Epistemologia e História da Ciência e da Matemática.

Referências

BOHM, D. Quantum Theory. Englewood Cliffs: Dover, 1989.

BOHR, N. The Structure of the Atom (1922). In: Nobel Lectures, Physics 1922-1941. Amsterdam: Elsevier Publishing Company, 1965.

DARRIGOL, O. The Historians’ Disagreements over the Meaning of Planck's Quantum. Centaurus, v. 43, n. 3-4, 2001.

CURIE, M. Radium and the new concepts in chemistry. In: Nobel Lectures, Chemistry 1901-1921. Amsterdam: Elsevier Publishing Company, 1966.

CURIE, P. Radioactive substances, especially radium. In: Nobel Lectures, Physics 1901-1921. Amsterdam: Elsevier Publishing Company, 1967.

EISBERG, R. M.; RESNICK, R. Quantum physics of atoms, molecules, solids, nuclei, and particles. John Wiley and Sons, 1985.

ESHACH, H. The Nobel Prize in the Physics Class: Science, History, and Glamour. Science and Education, v. 18, 2009.

FELDMAN, B. The Nobel Prize: a history of genius, controversy, and prestige. Arcade Publishing, 2000.

GEARHART, C. Planck, the Quantum, and the Historians. Physics in perspective, v. 4, 2002.

HALLIDAY, D.; RESNICK, R.; WALKER, J. Fundamentals of Physics (extended). John Wiley & Sons, 2018.

HARMANN, P. M. Energy, force, and matter: the Conceptual Development os Nineteenth-Century Physics. Cambridge: Press Syndicate of the University of Cambridge, 1982.

KARAM, R. Considerações metodológicas sobre o uso de fontes primárias no ensino de Física. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, v. 4, ed. especial, 2021.

KLASSEN, S. A Theoretical Framework for Contextual Science Teaching. Interchange, v. 37, 2006.

KLASSEN, S. The Construction and Analysis of a Science Story: a Proposed Methodology. Science&Education, v. 18, 2009.

KRAGH, H. An introduction to the historiography of science. Cambridge University Press, 1987.

KRAGH, H. Quantum generations: a history of physics in the twentieth century. Princeton: Princeton University Press, 1999.

KRAGH, H. Max Planck: the reluctant revolutionary. Physics World, dec. 2000.

KUHN, T. S. Objectivity, Value Judgement and Theory Choice. In: The Essential Tension: selected studies in scientific tradition and change. The University of Chicago Press, 1977.

KUHN, T. S. Revisiting Planck. Historical Studies in the Physical Sciences, v. 14, 1984.

LAUDAN, L. Progress and its problems. University of California Press, 1977.

LAUDAN, L. Science and values: the aims of science and their role in scientific debate. University of California Press, 1984.

LEDERMAN, N. G. Students’ and teachers’ conceptions of the nature of science: A review of the research. Journal of Research in Science Teaching, v. 29, n. 4, 1992.

LEDERMAN, N. G. Nature of Science: Past, Present, and Future. In: ABELL, S. K.; APPLETON, K.; HANUSCIN, D. (Eds). Handbook of Research on Science Education. Routledge, 2007.

MARTINS, A. F. P. História e Filosofia da Ciência no ensino: Há muitas pedras nesse caminho… Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 24, n. 1, p. 112, 2007.

MATTHEWS, M. R. Changing Focus: From Nature of Science to Features of Science. In: KHINE, M. S. (Ed). Advances in Nature of Science Research. Springer, 2012.

METZ, D. et al. Building a Foundation for the Use of Historical Narratives. Science&Education, v. 16, 2007.

MOURA, B. A. Leitura contextualizada de fontes primárias: subsídios para incluir a história da ciência em situações de ensino. In: SILVA, A. P. B.; MOURA, B. A. (Eds.). Objetivos humanísticos, conteúdos científicos: contribuições da história e da filosofia da ciência para o ensino de ciências. Campina Grande: UEPB, 2019.

NUSSENZVEIG, H. M. Curso de Física Básica. São Paulo: Ed. Blucher, 1998. v. 4

PLANCK, M. The meaning and limits of exact science. Science, v. 110, sep. 1949.

PLANCK, M. The Genesis and Present State of Development of the Quantum Theory (1920). In: Nobel Lectures, Physics 1901-1921. Amsterdam: Elsevier Publishing Company, 1967.

RIGDEN, J. S. Einstein’s revolutionary paper. Physics World, 2005.

SCHIFFER, H.; GUERRA, A. Problematizando práticas científicas em aulas de física: o uso de uma história interrompida para se discutir ciência de forma epistomlógica-conceitual. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 19, 2019.

SIME, R. L. Marietta Blau: Pioneer of Photographic Nuclear Emulsions and Particle Physics. Physics in Perspective, v. 15, 2013.

SÖDERQVIST, T. The meaning, nature, and scope of scientific (auto)biography. In: FORSTNER, C., WALKER, M. (Eds). Biographies in the History of Physics. Springer, Cham.

TIPLER, P. A. Modern Physics. Worth Publishers, 1978.

THOMAS, N. C. The early history of spectroscopy. Journal of Chemical Education, v. 68, n. 8, 1991.

WHITAKER; M. A. B. History and quasi-history in physics education – part 2. Physics Education, v. 14, 1979.

Publicado

2024-12-05

Como Citar

Cordeiro, M. D., & Soares, R. G. (2024). “O homem erra enquanto se esforça”: justificando o quantum de ação. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 41(3), 626–656. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2024.e98462

Edição

Seção

História, Filosofia e Sociologia da Ciência e Ensino de Ciências/Física