Aspectos da natureza da ciência em animações potencialmente significativas sobre a história da Física

Autores

  • Luiz O. Q. Peduzzi Departamento de Física – UFSC
  • Danielle Nicolodelli Tenfen Universidade Federal da Fronteira Sul Realeza – PR
  • Marinês Domingues Cordeiro Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica – UFSC Florianópolis – SC

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2012v29nesp2p758

Resumo

Discussões sobre a natureza da ciência ainda são bastante incipientes em sala de aula, embora a literatura especializada aponte para a relevância da inserção de questões históricas e epistemológicas na formação do estudante, em geral. Neste trabalho, analisam-se algumas perspectivas educacionais de um material composto por cinco animações potencialmente significativas, desenvolvidas para uma disciplina sobre a história da física de um curso de física na modalidade de Educação a Distância. As animações articulam-se aos textos usados nesta disciplina, que abordam um amplo espectro de conteúdos sobre a história da física à luz da moderna filosofia da ciência, e a outros segmentos típicos de uma disciplina não presencial.

Biografia do Autor

Luiz O. Q. Peduzzi, Departamento de Física – UFSC

 

 

Danielle Nicolodelli Tenfen, Universidade Federal da Fronteira Sul Realeza – PR

Marinês Domingues Cordeiro, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica – UFSC Florianópolis – SC

Downloads

Publicado

2012-09-03

Como Citar

Peduzzi, L. O. Q., Tenfen, D. N., & Cordeiro, M. D. (2012). Aspectos da natureza da ciência em animações potencialmente significativas sobre a história da Física. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 29, 758–786. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2012v29nesp2p758

Edição

Seção

Objetos de Aprendizagem, Recursos Digitais e Virtuais sobre o Ensino de Física

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>