Aspectos da natureza da ciência em animações potencialmente significativas sobre a história da Física

Luiz O. Q. Peduzzi, Danielle Nicolodelli Tenfen, Marinês Domingues Cordeiro

Resumo


Discussões sobre a natureza da ciência ainda são bastante incipientes em sala de aula, embora a literatura especializada aponte para a relevância da inserção de questões históricas e epistemológicas na formação do estudante, em geral. Neste trabalho, analisam-se algumas perspectivas educacionais de um material composto por cinco animações potencialmente significativas, desenvolvidas para uma disciplina sobre a história da física de um curso de física na modalidade de Educação a Distância. As animações articulam-se aos textos usados nesta disciplina, que abordam um amplo espectro de conteúdos sobre a história da física à luz da moderna filosofia da ciência, e a outros segmentos típicos de uma disciplina não presencial.


Palavras-chave


Animações em flash; História e Filosofia da Ciência; Educação científica; Aprendizagem significativa

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2012v29nesp2p758

 


Cad. Bras. Ens. Fís. UFSC, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons
> > > > >