O modelo atômico de Bohr e as suas limitações na interpretação do espectro do átomo de hélio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2017v34n1p216

Resumo

A inserção de tópicos de física moderna e contemporânea na Educação Básica já não é mais algo tão distante. Os livros didáticos aprovados no último Plano Nacional contemplam, de formas distintas, discussões a esse respeito. Porém, sabe-se que a efetiva implementação desses conteúdos em sala de aula depende da formação – tanto conceitual quanto pedagógica – dos professores. Nesse sentido, o presente artigo visa contribuir com professores e estudantes de graduação em Física, apresentando um breve delineamento histórico que enfatiza o contexto de surgimento do modelo atômico de Niels Bohr, conhecido por situar-se em um período de transição entre Física Clássica e Moderna. Ainda, mostram-se detalhadamente as limitações do modelo de Bohr, evidenciando a necessidade das explicações oriundas da nova Mecânica Quântica para uma descrição adequada do espectro do átomo de hélio. Por fim, apresenta-se uma proposta experimental que consiste na construção de um espectroscópio de baixo custo e problematizam-se alguns dados coletados a partir desse aparato. 

Biografia do Autor

Danielle Nicolodelli Tenfen, Universidade Federal da Fronteira Sul

Licenciatura em Física (2008), mestrado em Educação Científica e Tecnológica (2011) e doutorado em andamento, todos pela Universidade Federal de Santa Catarina. É professora da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Realeza.

Wagner Tenfen, Universidade Federal da Fronteira Sul

Mestre e Doutor em Física Atômica e Molecular pela Universidade Federal de Santa Catarina. É professor da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Realeza.

Downloads

Publicado

2017-05-05

Como Citar

Tenfen, D. N., & Tenfen, W. (2017). O modelo atômico de Bohr e as suas limitações na interpretação do espectro do átomo de hélio. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 34(1), 216–235. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2017v34n1p216

Edição

Seção

Atividades experimentais no ensino de Física