Problem-Based Learning no Ensino de Física e de Ciências: Uma análise da evolução metodológica no período de 2012 a 2022
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2024.e95328Palavras-chave:
Metodologias Ativas, Problem-Based Learning, Ensino de Física e de Ciências, Matriz de Análise, Evolução MetodológicaResumo
O presente artigo investiga em que medida trabalhos que envolvem a prática da Problem-Based Learning contemplam as características propostas por Howard S. Barrows, em seu modelo comparativo de 1996. Para isso, são construídas e utilizadas matrizes de análise da metodologia. São avaliados 26 artigos, filtrados dentre 36 revistas nacionais e internacionais da subárea de Ensino de Física e/ou Ciências, publicados no período 2012-2022. Dentre os resultados obtidos, constata-se que existem diferentes graus de utilização da metodologia, de simples transposições até potenciais descaracterizações metodológicas. Ao longo do trabalho, também são discutidos os possíveis motivos dessas modificações, assim como suas consequências e contribuições para a área do Ensino.
Referências
AIZICZON, B.; CUDMANI, L. Evaluación de una propuesta didáctica en el aula de biofísica de enfermería universitaria. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 29, n. 1, p. 7-32, abr. 2012. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5007/2175-7941.2012v29n1p7. Acesso em: 1 jul. 2023.
BARROS, B. A. Aprendizagem Baseada em Problemas: um roteiro para o ensino de Termodinâmica na educação básica. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba, Sorocaba.
BARROWS, H. S. A taxonomy of problem-based learning methods. Medical Education, v. 20, p. 481-486, 1986. Disponível em: https://doi.org/10.1111/j.1365-2923.1986.tb01386.x. Acesso em: 1 jun. 2023.
BARROWS, H. S. The tutorial process. Springfield: Southern Illinois School of Medicine, 1988.
BARROWS, H. S. Problem-Based Learning in Medicine and Beyond: A Brief Overview. New directions for teaching and learning, v. 1996, n. 68, p. 3-12, 1996. https://doi.org/10.1002/tl.37219966804. Acesso em: 1 jun. 2023.
BARROWS, H. S.; TAMBLYN, R. M. Problem-Based Learning: An Approach to Medical Education. 1. ed. New York: Springer Publishing Company, 1980.
CABALLERO-RIVERO, A.; SÁNCHEZ-TARRAGÓ, N.; SANTOS, R. N. M. dos. Práticas de Ciência Aberta da comunidade acadêmica brasileira: estudo a partir da produção científica. Transinformação [Internet]. v. 31, e190029, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2318-0889201931e190029. Acesso em: 1 jul. 2023.
CAMPILLO, Y. P.; GUERRERO, J. A. C. El ABP y el diagrama heurístico como herramientas para desarrollar la argumentación escolar en las asignaturas de ciencias. Ciência & Educação, Bauru, v. 19, n. 3 p. 499-516, 2013.
ÇOBAN, A.; EROL, M. Influence of Problem-Based Learning on Conceptual Understanding and Critical Thinking regarding Quantum Physics. Latin American Journal of Physics Education, v. 14, n. 4, 4303, dec. 2020.
COELHO, A. E. F.; MALHEIRO, J. M. S. Habilidades cognitivas em processos formativos de professores da educação básica na aprendizagem baseada em problemas. Investigações em Ensino de Ciências, v. 24, n. 2, p. 163-180, ago. 2019a. Disponível em: https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2019v24n2p163. Acesso em: 1 jul. 2023.
COELHO, A. E. F.; MALHEIRO, J. M. S. Manifestação de habilidades cognitivas em um curso de férias: a construção do conhecimento científico de acordo com a Aprendizagem baseada em Problemas. Ciência & Educação, Bauru, v. 25, n. 2, p. 505-523, 2019b.
COELHO, M. N. Uma comparação entre team-based learning e peer-instruction em turmas de física do ensino médio. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, v. 4, n. 10, 2018. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1067. Acesso em: 1 jun. 2023.
DAVIS, M. H.; HARDEN, R. M. AMEE Medical Education Guide No. 15: Problem-based learning: a practical guide. Medical Teacher, v. 21, n. 2, p. 130-140, 1999. Disponível em: https://doi.org/10.1080/01421599979743. Acesso em: 1 jun. 2023.
DIESEL, A.; BALDEZ, A. L. S.; MARTINS, S. N. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema, Lajeado, v. 14, n. 1, 2017. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/404. Acesso em: 1 jun. 2023.
FELIPE, A. T.; ORTEGA, A. L.; MORA, C. Use of PBL in teaching the principles of dynamics in high school. Latin American Journal of Physics Education, v. 6, Suppl. I, p. 280-284, ago. 2012.
FELIPE, A. T.; ORTEGA, A. L.; MORA, C. Secuencias didácticas ABP para principios de la Dinámica y leyes de Newton en bachillerato. Latin American Journal of Physics Education, v. 7, n. 1, p. 47-57, mar. 2013.
FERREIRA, C.; ALENCOÃO, A.; VASCONCELOS, C. O recurso à modelação no ensino das ciências: um estudo com modelos geológicos. Ciência & Educação, Bauru, v. 21, n. 1, p. 31-48, 2015.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
HUNG W.; JONASSEN, D. H.; LIU, R. Problem-Based Learning. In: SPECTOR et al. Handbook of Research on Educational Communications and Technology. Abingdon: Routledge, 2008. p. 485-506.
JATMIKO, B. et al. The comparison of or- ipa teaching model and problem based learning model effectiveness to improve critical thinking skills of pre-service physics teachers. Journal of Baltic Science Education, v. 17, n. 2, p. 300-319, 2018.
KUVAC, M.; KOC, I. The effect of problem-based learning on the metacognitive awareness of pre-service science teachers. Educational Studies, v. 45, n. 5, p. 1-21, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1080/03055698.2018.1509783. Acesso em: 5 jul. 2024.
MAGALHÃES, P. P.; ZULIANI, S. R. Q. A. Contribuições das Sequências de Ensino Investigativas (SEI) aos Alunos de Medicina em Imersão na PBL. Amazônia - Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, v. 16, n. 36, p. 23-39, 2020.
MARTIN, K. J.; CHRISPEELS, J. H.; D'EMIDIO-CASTON, M. Exploring the Use of Problem-Based Learning for Developing Collaborative Leadership Skills. Journal of School Leadership, v. 8, n. 5, p. 470-500, 1998.
MARTÍNEZ, M. S.; AVALOS, M. G.; MORA, C. Problemas en contexto para la enseñanza de conversiones de unidades en estudiantes universitarios. Latin American Journal of Physics Education, v. 13, n. 3, 3303, set. 2019.
MORALES-GARCÍA, F. A. Aplicación de un método educativo interactivo para mejorar el dominio conceptual de la Estática entre estudiantes de Ingeniería en el IPN de México. Latin American Journal of Physics Education, v. 10, n. 1, 1410, mar. 2016.
MORGADO, S. et al. Ensino orientado para a aprendizagem baseada na resolução de problemas e ensino tradicional: um estudo centrado em “transformação de matéria e de energia”. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v. 18, n. 2, p. 73-97, mai-ago 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172016180204. Acesso em: 1 jul. 2023.
MUNDILARTO; ISMOYO, H. Effect of problem-based learning on improvement physics achievement and critical thinking of senior high school student. Journal of Baltic Science Education, v. 16, n. 5, p. 761-780, 2017.
MUSALAMANI, W.; YASIN, R. M.; OSMAN, K. Comparison of school based-cooperative problem based learning (SB-CPBL) and conventional teaching on students’ attitudes towards science. Journal of Baltic Science Education, v. 20, n. 2, p. 261-276, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.33225/jbse/21.20.261. Acesso em: 1 jul. 2023.
RIBEIRO, B. S. et al. Just-in-Time Teaching para o Ensino de Física e Ciências: uma Revisão Sistemática da Literatura. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 44, e20220075, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbef/a/PMqPRJV3KsqSBBHQRX74GPr/. Acesso em: 1 jun. 2023.
RIBEIRO, L. R. C. Aprendizagem baseada em problemas (PBL): uma experiência no ensino superior. São Carlos: EdUFSCar, 2008.
SALVADOR, D. F. et al. Aplicando os princípios da Aprendizagem Baseada em Problemas como modelo instrucional no contexto de uma feira de ciências. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 13, n. 3, p. 292-317, 2014. Disponível em: http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen13/REEC_13_3_3_ex839.pdf. Acesso em: 1 jul. 2023.
SERVANT, V. F. C. Revolutions and Re-iterations: An Intellectual History of Problem-based Learning. 2016. Tese (Doutorado) - Erasmus Universiteit Rotterdam, Netherlands.
SIEW, N. M.; CHIN, M. K. Design, development and evaluation of a problem-based with cooperative module on scientific creativity of preschoolers. Journal of Baltic Science Education, v. 17, n. 2, p. 215-228, 2018.
SIEW, N. M; CHIN, M. K.; SOMBULING, A. The effects of problem based learning with cooperative learning on preschoolers’ scientific creativity. Journal of Baltic Science Education, v. 16, n. 1, p. 100-112, 2017.
SIEW, N. M.; CHONG, C. L.; LEE, B. N. Fostering fifth graders’ scientific creativity through problem-based learning. Journal of Baltic Science Education, v. 14, n. 5, p. 655-669, 2015.
SIEW, N. M.; MAPEALA, R. The effects of problem-based learning with thinking maps on fifth graders’ science critical thinking. Journal of Baltic Science Education, v. 15, n. 5, p. 602-616, 2016.
SIEW, N. M.; MAPEALA, R. The effects of thinking maps-aided problem-based learning on motivation towards science learning among fifth graders. Journal of Baltic Science Education, v. 16, n. 3, p. 379-394, 2017.
SILVA, F. C. et al. Proposta para Implementar Avaliação Formativa no Ensino Médio. Ciência & Educação, Bauru, v. 26, e20026, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1516-731320200026. Acesso em: 1 jul. 2023.
SILVA, P. P. S.; KALHIL, J. B. Uma discussão sobre a utilização da Problem Based Learning (PBL) no ensino da Física para o nível médio. Latin American Journal of Science Education, v. 2, n. 2, 2015. Disponível em: https://www.lajse.org/nov15/22072_Santos_2015.pdf. Acesso em: 1 jul. 2023.
SOUZA, S. C. DE; DOURADO, L. Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP): um método de aprendizagem inovador para o ensino educativo. HOLOS, v. 5, p. 182–200, 2015. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2880. Acesso em: 1 jul. 2023.
SU, K-D. Implementation of innovative artificial intelligence cognitions with problem-based learning guided tasks to enhance students’ performance in science. Journal of Baltic Science Education, v. 21, n. 2, p. 245-257, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.33225/jbse/22.21.245. Acesso em: 1 jul. 2023.
TARHAN, L.; ACAR-SESEN, B. Problem based learning in acids and bases: learning achievements and students’ beliefs. Journal of Baltic Science Education, v. 12, n. 5, p. 565-578, 2013.
VASCONCELOS, C. et al. Questionar, investigar e resolver problemas: reconstruindo cenários geológicos. Investigações em Ensino de Ciências, v. 17, n. 3, p. 709-720, 2012.
YIN, R. K. Qualitative research from start to finish. 2. ed. New York: Guilford Press, 2015.
ZUZA, K. et al. Addressing students’ difficulties with Faraday’s law: A guided problem solving approach. Physical Review Special Topics - Physics Education Research, v. 10, 010122, June 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1103/PhysRevSTPER.10.010122. Acesso em: 1 jul. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >