O Universo escuro para as mulheres: Gênero e Ciência na trajetória de Vera Rubin na Astronomia
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2024.e99971Palavras-chave:
História da Ciência, Mulheres na Ciência, Gênero e Ciência, Vera Rubin, Matéria EscuraResumo
A recorrente ausência das mulheres cientistas nas narrativas mais “ingênuas” da História da Ciência acaba reforçando uma visão amplamente difundida de que a produção intelectual é resultado dos esforços majoritariamente de cientistas homens. Para contornar esse cenário, os estudos de Gênero e Ciência indicam a abordagem de narrativas históricas que tenham como foco as contribuições e trajetórias de mulheres cientistas. No contexto da educação em ciências, o reconhecimento das identidades dessas personagens que protagonizaram a construção da ciência ao longo do tempo possibilita que professores e alunos compreendam o papel da diversidade de pessoas no empreendimento científico. Nesse sentido, este artigo busca expor aspectos das relações de gênero que se manifestam na trajetória acadêmica da astrônoma estadunidense Vera Rubin, reconhecida por seus estudos sobre galáxias que forneceram evidências para a existência da matéria escura no Universo. A pesquisa biográfica é fundamentada em literatura primária, constituída por ensaios autobiográficos e entrevistas, e em literatura secundária, por biografias sobre a cientista. A principal referência para o direcionamento das discussões sobre Gênero e Ciência consiste em estudos da historiadora Londa Schiebinger. A partir da análise crítica das dificuldades estruturais que as mulheres enfrentam para se manterem no meio acadêmico e científico, são elencados caminhos para a reversão desse cenário.
Referências
AQUINO, E. M. L. Gênero e Ciência no Brasil: contribuições para pensar a ação política na busca da equidade. In: ENCONTRO NACIONAL DE NÚCLEOS E GRUPOS DE PESQUISA, 2006, Brasília. Pensando Gênero e Ciências. Brasília: Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, 2006. p. 11-24. Disponível em: https://www.gov.br/mdh/pt-br/navegue-por-temas/politicas-para-mulheres/arquivo/arquivos-diversos/publicacoes/publicacoes/encontro-genero.pdf#page=11. Acesso em: 31 jan. 2024.
BURBIDGE, E. M. Entrevista de E. Margaret Burbidge por David DeVorkin. In: AIP. Niels Bohr Library & Archives. 13 jul. 1978. Disponível em: https://www.aip.org/history-programs/niels-bohr-library/oral-histories/25487. Acesso em: 27 jan. 2024.
BURNELL, J. B. Prefácio. In: MITTON, J.; MITTON, S. Vera Rubin: A Life. Londres, Inglaterra: Belknap Press of Harvard University Press, 2021.
CHASSOT, A. A ciência é masculina? É, sim senhora!... Revista Contexto e Educação, v. 19, n. 71, p. 9-28, 2004.
CHASSOT, A. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação, ed. 21, dez. 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/gZX6NW4YCy6fCWFQdWJ3KJh/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 31 jan. 2024.
COLLINS, P. H.; BILGE, S. Interseccionalidade. São Paulo: Boitempo, 2020. 373 p.
CORDEIRO, M. D. Mulheres na Física: um pouco de história. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 34, n. 3, p. 669–672, dez. 2017. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2017v34n3p669/35427. Acesso em: 10 jan. 2024.
COSMOS CLUB: Washington D.C. About the Club, 2022. Disponível em: https://www.cosmosclub.org/the-club/about-the-club/. Acesso em: 1 fev. 2024.
COWLEY, A. et al. Report to the Council of the AAS from the Working Group on the Status of Women in Astronomy - 1973. American Astronomical Society, v. 6, p. 412-423, 1974. Disponível em: https://adsabs.harvard.edu/full/1974BAAS....6..412C. Acesso em: 01 jan. 2024.
ERA. History of the Equal Rights Amendment. 2018. Disponível em: https://www.equalrightsamendment.org/the-equal-rights-amendment. Acesso em: 27 jan. 2024.
EUA. Proposed Amendment of the Constitution of the United States: Second Session, Ninety-Second Congress. Seção 1. Estados Unidos, 23 mar. 1972. Proposta de emenda à Constituição dos Estados Unidos relativa aos direitos iguais para homens e mulheres. Disponível em: https://www.govinfo.gov/content/pkg/STATUTE-86/pdf/STATUTE-86-Pg1523.pdf. Acesso em: 31 jul. 2024.
FERRERAS, I. Fundamentals of Galaxy Dynamics: Formation and Evolution. Londres, Inglaterra: UCL Press, 2019, 200 p.
FILHO, M. M. F. C.; CHAVES, S. M. L. F. A ciência positivista: O Mundo Ordenado. Iniciação Científica Cesumar, v. 2, ed. 2, p. 69-75, 2000. Disponível em: https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/iccesumar/article/view/28/274. Acesso em: 24 jul. 2024.
FINSON, K. D. Drawing a scientist: what we do and do not know after fifty years of drawings. School Science and Mathematics, v. 102, n. 7, p. 335-345, 17 mar. 2010.
FORMAN, M. Recruitment and retention of women in physics conference held. CSWP Gazette, v. 11, fev. 1991. Disponível em: https://www.aps.org/programs/women/reports/gazette/upload/winter91.pdf. Acesso em: 26 jan. 2024.
GARCÍA, M. I. G.; SEDEÑO, E. P. Ciencia, Tecnología y Género. Revista Iberoamericana de Ciencia, Tecnología, Sociedad e Innovación, abr. 2002. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/36021308.pdf. Acesso em: 31 jan. 2024.
GEMAA. Dados de participação das mulheres na ciência. 9 fev. 2023. Disponível em: https://gemaa.iesp.uerj.br/infografico/participacao-de-mulheres-na-ciencia/. Acesso em: 30 jul. 2024.
KNEZZ, S. N. Drawing a New Scientist: Why I Come Out to My Chemistry Class. Journal of Chemical Education, v. 96, n. 5, p. 827-1052, maio 2019. Disponível em: https://pubs.acs.org/doi/epdf/10.1021/acs.jchemed.8b00846. Acesso em: 25 jul. 2024.
KOSMINSKY, L.; GIORDAN, M. Visões de Ciências e Sobre Cientista Entre Estudantes do Ensino Médio. Química Nova na Escola, n. 15, p. 11-18, maio 2002. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc15/v15a03.pdf. Acesso em: 25 jul. 2024.
LANDER, E. Ciências sociais: saberes coloniais e eurocêntricos. In: LANDER, E. (Org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais latinoamericanas. Buenos Aires, Argentina: CLACSO, 2005. p. 8-23.
LEE, A. K. Annie Jump Cannon. Museu Nacional de História da Mulher. 2020. Disponível em: https://www.womenshistory.org/education-resources/biographies/annie-jump-cannon. Acesso em: 27 jan. 2024.
LIMA, I. P. C. Lise Meitner e a fissão nuclear: uma visão não eurocêntrica da ciência. Revista Gênero, v. 16, n. 1, p. 51-65, 2.sem. 2015. Disponível em: https://periodicos.uff.br/revistagenero/article/view/31224/18313. Acesso em: 31 jan. 2024.
MAIA FILHO, A. M.; SILVA, I. L. A trajetória de Chien Shiung Wu e a sua contribuição à Física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 36, n. 1, p. 135-157, abr. 2019. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2019v36n1p135/39935. Acesso em: 31 jan. 2024.
MATTHEWS, M. R. História, filosofia e ensino de ciências: a tendência atual de reaproximação. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 12, n. 3, p. 164-214, dez. 1995. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7084/6555. Acesso em: 10 jan. 2024.
MENEZES, D. P. Mulheres na Física: a realidade em dados. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 34, n. 2, p. 341-343, ago. 2017. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2017v34n2p341/34625. Acesso em: 30 jul. 2024.
MIGNOLO, W. D. Desobediência epistêmica: a opção descolonial e o significado de identidade em política. Cadernos de Letras da UFF, n. 34, p. 287-324, 2008. Disponível em: http://professor.ufop.br/sites/default/files/tatiana/files/desobediencia_epistemica_mignolo.pdf. Acesso em: 24 jul. 2024.
MITTON, J.; MITTON, S. Vera Rubin: A Life. Londres, Inglaterra: Belknap Press of Harvard University Press, 2021. 383 p.
MOURA, B. A. O que é Natureza da Ciência e qual sua relação com a História e Filosofia da Ciência. Revista Brasileira de História da Ciência, v. 7, n. 1, p. 32-46, 2014. Disponível em: https://rbhciencia.emnuvens.com.br/revista/article/view/237/189. Acesso em: 25 jul. 2024.
NATIONAL ACADEMY OF SCIENCES et al. Beyond Bias and Barriers: Fulfilling the Potential of Women in Academic Science and Engineering. The National Academies, p. 1–12, 2007. Disponível em: https://nap.nationalacademies.org/resource/11741/bias_and_barriers_summary.pdf. Acesso em: 27 jan. 2024.
OLIVEIRA, R. M. R. Para uma crítica da razão androcêntrica: Gênero, homoerotismo e exclusão da ciência jurídica. Revista Sequência, v. 25, n. 48, p. 41-72, 2004. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/sequencia/article/view/15232/13852. Acesso em: 24 jul. 2024.
PEDUZZI, L. O. Q.; RAICIK, A. C. Sobre a Natureza da Ciência: asserções comentadas para uma articulação com a história da ciência. Investigações em Ensino de Ciências, v. 25, n. 2, p. 19-55, ago. 2020. Disponível em: https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/1606/pdf. Acesso em: 25 jul. 2024.
PIRES, L. N. As mulheres e o prêmio Nobel: As pesquisas de Maria Goeppertmayer e Donna Strickland e suas implicações no ensino de Física. 2019. Monografia (Licenciatura em Física) - Instituto Federal de Santa Catarina – Campus Araranguá, 2019. Disponível em: https://repositorio.ifsc.edu.br/bitstream/handle/123456789/1302/monografia.larissa_do_nascimento_pires.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 18 nov. 2023.
PIRES, L. N. Jocelyn Bell Burnell e os pulsares: Um estudo histórico-epistemológico para a educação científica. 2022. Dissertação (Mestre em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/236851/PECT0508-D.pdf?sequence=-1&isAllowed=y. Acesso em: 18 nov. 2023.
RAGO, M. Epistemologia Feminista, Gênero e História. In: PEDRO, J.; GROSSI, M. (Orgs.). Masculino, Feminino, Plural. Florianópolis: Editora Mulheres, 1998.
RIBEIRO, G.; SILVA, J. L. J. C. A imagem do cientista: Impacto de uma intervenção pedagógica focalizada na História da Ciência. Investigações em Ensino De Ciências, v. 23, n. 2, p. 130-158, 2018. Disponível em: https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/999/pdf. Acesso em: 25 jul. 2024.
ROSSITER, M. W. Women Scientists in America: Struggles and Strategies to 1940. London: The Johns Hopkins University Press, 1982. 399 p.
RUBIN, V. C. Bright Galaxies, Dark Matters. New York: Springer, 1996. v. 7. 236 p.
RUBIN, V. C. Dark Matter In The Universe. Highlights of Astronomy, p. 27-38, 1986. Disponível em: https://www.cambridge.org/core/services/aopcambridgecore/content/view/C800A87C106EB4E98CB6666723439577/S1539299600006134a.pdf/dark-matter-in-the-universe.pdf. Acesso em: 24 jul. 2024.
RUBIN, V. C. Male World of Physics? Physics Today, v. 35, n. 5, p. 121-122, maio 1982.
RUBIN, V. C. Sexism in Science. Physics Today, v. 31, n. 13, ed. 1, p. 13-15, jan. 1978. Disponível em: https://pubs.aip.org/physicstoday/article-abstract/31/1/15/431745/Electron-beam-fusion?redirectedFrom=fulltext. Acesso em: 01 fev. 2024.
RUBIN, V. C. Vera Rubin: interview by Alan Lightman. American Institute of Physics, 03 abr. 1989. Disponível em: https://www.aip.org/history-programs/niels-bohr-library/oral-histories/33963. Acesso em: 22 jan. 2024.
RUBIN, V. C. Women Worldwide in Astronomy. IAU Today, v. 1, p. 1-72, 10 ago. 1992. Disponível em: https://www.iau.org/static/publications/ga_newspapers/19880801.pdf. Acesso em: 31 jan. 2024.
SANTANA, C. Q. Gênero, Ciência e História: Reflexões para escrita de história de mulheres nas ciências. 2021. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal da Bahia e Universidade Estadual de Feira de Santana. Disponível em: -https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33637/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20 %20Carolina%20Queiroz%20Santana.pdf. Acesso em: 31 jan. 2024.
SANTANA, C. Q.; PEREIRA, L. S. O caso Alice Ball: uma proposta interseccional para o Ensino de Química. Química Nova na Escola, v. 43, n. 4, p. 380-389, nov 2021. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc43_4/08-EQF-55-20.pdf. Acesso em: 31 jan. 2024.
SARTI, C. A. O feminismo brasileiro desde os O feminismo brasileiro desde os anos 1970: revisitando uma trajetória. Estudos Feministas, Florianópolis, v. 12, ed. 2, p. 35–50, 24 ago. 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ref/a/QVNKzsbHFngG9MbWCFFPPCv/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 31 jan. 2024.
SCHIEBINGER, L. Mais mulheres na ciência: questões de conhecimento. Apresentação de Maria Margaret Lopes. História, Ciências, Saúde, Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 15, supl., jun. 2008, p.269-281. Disponível em: https://www.scielo.br/j/hcsm/a/LZcRqYbsQR4cxYkgfCGyjyr/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 10 jan. 2024.
SCHIEBINGER, L. O feminismo mudou a ciência. Bauru: EDUSC, 2001. 375 p.
SEPULVEDA, C.; SILVA, I. Narrativas dissidentes: contribuições da história das mulheres para uma educação anti-opressão. In: GALIETA, T. (Org.). Temáticas Sociocientíficas na Formação de Professores. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2021. p. 93-112.
SILVA, F. F. Mulheres na ciência: Vozes, tempos, lugares e trajetórias. 2012. Tese (Doutorado em Educação em Ciências) - Universidade Federal do Rio Grande. Disponível em: http://repositorio.furg.br/handle/1/9582. Acesso em: 31 jan. 2024.
UNESCO. International Day of Women and Girls in Science. 11 fev. 2024. Disponível em: https://www.unesco.org/en/days/women-girls-science. Acesso em: 24 jul. 2024.
UNESCO. Uma equação desequilibrada: Aumentar a participação das mulheres na STEM na LAC. Montevidéu: UNESCO, 2022. 44 p. Disponível em: https://www.britishcouncil.org.br/sites/default/files/policypapers-cilac-gender-pt.pdf. Acesso em: 24 jul. 2024.
VIEIRA, P. C.; MASSONI, N. T.; ALVES-BRITO, A. O papel de Cecilia Payne na determinação da composição estelar. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 43, p. 1-11, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbef/a/hYmtbhfpNmyKrDXGwjpCg3b/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 31 jan. 2024.
WASHINGTON STATE LEGISLATURE. Freedom from discrimination nº 49.60.030, 1988. Declaration of civil rights. 1988. Disponível em: https://apps.leg.wa.gov/rcw/default.aspx?cite=49.60.030. Acesso em: 1 fev. 2024.
WORLD ECONOMIC FORUM. Global Gender Gap 2024: Insight report. 2024. Disponível em: https://www3.weforum.org/docs/WEF_GGGR_2024.pdf. Acesso em: 24 jul. 2024.
YEAGER, A. J. Bright Galaxies, Dark Matter, and Beyond: The Life of Astronomer Vera Rubin. Londres, Inglaterra: The MIT Press, 2021. 212 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >