Os Três Momentos Pedagógicos como metodologia para o ensino de Óptica no Ensino Médio: o que é necessário para enxergarmos?

Kleber Briz Albuquerque, Paulo José Sena dos Santos, Gabriela Kaiana Ferreira

Resumo


O estudo de óptica, tradicionalmente, restringe-se aos aspectos geométricos e seus desenhos, desconsiderando assim fenômenos físicos relacionados ao nosso cotidiano. É necessário provocarmos uma mudança na abordagem usual, seguindo parâmetros e diretrizes curriculares mais atuais, para privilegiar o estudo e a explicação de fenômenos cotidianos. Assim, neste trabalho apresentaremos uma proposta temática em grupos, baseados em três momentos pedagógicos. A partir da análise da transcrição do áudio da aplicação de um dos temas para uma turma do ensino médio discutiremos as potencialidades e limitações dessa atividade, que ao longo do processo proporcionou uma excelente oportunidade de aprendizagem para alunos e os motivou a terem mais interesse com os conteúdos de ciência.


Palavras-chave


Momentos pedagógicos; Óptica; Ensino Médio

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2015v32n2p461

 


Cad. Bras. Ens. Fís. UFSC, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons
> > > > >