Pedagogical Moments as method for teaching optics in High School: what is necessary for us to see?

Authors

  • Kleber Briz Albuquerque Masters Degree of “Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnologia”, UFSC
  • Paulo José Sena dos Santos Departamento de Física, UFSC
  • Gabriela Kaiana Ferreira Departamento de Sociais e Humanas, Universidade Federal do Paraná, Palotina, PR

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2015v32n2p461

Abstract

The study of optical is traditionally restricted to the geometrical aspects, disregarding physical phenomena. It is necessary to provoke a change in the traditional approach, by following more current parameters and curriculum guidelines to focus on the study and explanation of everyday phenomena. In this work, a thematic proposal for groups is presented, based on pedagogical moments. From the analysis of the audio transcriptions of one of the topics in a High School class, the potential and limitations of this activity, which provided an excellent learning opportunity for students, will be discussed. Other aspect observed was an increase of students’ interest in scientific topics.

Author Biographies

Kleber Briz Albuquerque, Masters Degree of “Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnologia”, UFSC

Mestrando do Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnologia, UFSC

Paulo José Sena dos Santos, Departamento de Física, UFSC

Formado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), mestre em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996) e doutor em Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Atualmente é professor Adjunto II da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde leciona disciplinas para os cursos de Licenciatura e Bacharelado em Física. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino presencial e a distância, concepções alternativas e modelização no Ensino de Física.

Gabriela Kaiana Ferreira, Departamento de Sociais e Humanas, Universidade Federal do Paraná, Palotina, PR

Mestre em Educação Científica e Tecnológica pelo Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina e licenciada em Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina, desde a iniciação científica tenho investigado a interação entre cognição-afeto no processo de ensino e aprendizagem de ciências, em especial nas atividades didáticas de resolução de problemas, temática que aprofundei no mestrado. Professora da Universidade Federal do Paraná, atualmente sou doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catrarina e me dedico às atividades de pesquisa sobre a interação cognição-afeto e motivação para aprender de estudantes.

Published

2015-03-17

How to Cite

Albuquerque, K. B., Santos, P. J. S. dos, & Ferreira, G. K. (2015). Pedagogical Moments as method for teaching optics in High School: what is necessary for us to see?. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 32(2), 461–482. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2015v32n2p461

Issue

Section

Relatos e propostas de experiências didáticas