Os Três Momentos Pedagógicos como metodologia para o ensino de Óptica no Ensino Médio: o que é necessário para enxergarmos?

Autores

  • Kleber Briz Albuquerque Mestrando do Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnologia, UFSC
  • Paulo José Sena dos Santos Departamento de Física, UFSC
  • Gabriela Kaiana Ferreira Departamento de Sociais e Humanas, Universidade Federal do Paraná, Palotina, PR

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2015v32n2p461

Resumo

O estudo de óptica, tradicionalmente, restringe-se aos aspectos geométricos e seus desenhos, desconsiderando assim fenômenos físicos relacionados ao nosso cotidiano. É necessário provocarmos uma mudança na abordagem usual, seguindo parâmetros e diretrizes curriculares mais atuais, para privilegiar o estudo e a explicação de fenômenos cotidianos. Assim, neste trabalho apresentaremos uma proposta temática em grupos, baseados em três momentos pedagógicos. A partir da análise da transcrição do áudio da aplicação de um dos temas para uma turma do ensino médio discutiremos as potencialidades e limitações dessa atividade, que ao longo do processo proporcionou uma excelente oportunidade de aprendizagem para alunos e os motivou a terem mais interesse com os conteúdos de ciência.

Biografia do Autor

Kleber Briz Albuquerque, Mestrando do Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnologia, UFSC

Mestrando do Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnologia, UFSC

Paulo José Sena dos Santos, Departamento de Física, UFSC

Formado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), mestre em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996) e doutor em Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Atualmente é professor Adjunto II da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde leciona disciplinas para os cursos de Licenciatura e Bacharelado em Física. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino presencial e a distância, concepções alternativas e modelização no Ensino de Física.

Gabriela Kaiana Ferreira, Departamento de Sociais e Humanas, Universidade Federal do Paraná, Palotina, PR

Mestre em Educação Científica e Tecnológica pelo Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina e licenciada em Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina, desde a iniciação científica tenho investigado a interação entre cognição-afeto no processo de ensino e aprendizagem de ciências, em especial nas atividades didáticas de resolução de problemas, temática que aprofundei no mestrado. Professora da Universidade Federal do Paraná, atualmente sou doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catrarina e me dedico às atividades de pesquisa sobre a interação cognição-afeto e motivação para aprender de estudantes.

Downloads

Publicado

2015-03-17

Como Citar

Albuquerque, K. B., Santos, P. J. S. dos, & Ferreira, G. K. (2015). Os Três Momentos Pedagógicos como metodologia para o ensino de Óptica no Ensino Médio: o que é necessário para enxergarmos?. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 32(2), 461–482. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2015v32n2p461

Edição

Seção

Relatos e propostas de experiências didáticas