Educação e Ensino de Astronomia: um panorama atual da produção acadêmica no Brasil

Autores

  • Luciano Slovinscki Pós-Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física https://orcid.org/0000-0002-6049-2700
  • Alan Alves-Brito Departamento de Astronomia, UFRGS
  • Neusa Teresinha Massoni Instituto de Física

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2024.e96275

Palavras-chave:

Educação em Astronomia, Ensino de Astronomia, Educação Básica, Formação Inicial e Continuada de Professores

Resumo

O presente artigo objetiva retratar o panorama atual das pesquisas focadas na Educação e/ou Ensino de Astronomia no Brasil. Para isso, buscamos artigos científicos, teses e dissertações acadêmicas que foram publicadas no País nas últimas cinco décadas, utilizando variadas fontes de dados. Os resultados alcançados mostram que os trabalhos acadêmicos com essa temática se avolumaram especialmente ao longo dos últimos vinte anos, sendo as linhas de pesquisa Educação Básica e Formação Inicial e Continuada de Professores o principal interesse dos pesquisadores da área, dentre outros assuntos por nós categorizados. Os periódicos mais destacados na divulgação de artigos científicos com a temática são a Revista Brasileira de Ensino de Física, o Caderno Brasileiro de Ensino de Física e a Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, que juntos concentram mais de 75% dos trabalhos encontrados. Já a Universidade de São Paulo é referência em termos de teses e dissertações. No entanto, apesar de ter se mostrado uma área de pesquisa rica, diversa e em crescimento, essas produções acadêmicas estão excessivamente concentradas nas regiões Sudeste e Sul do País, o que impede uma melhor difusão desses saberes na Educação do Brasil.

Biografia do Autor

Luciano Slovinscki, Pós-Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física

Possui licenciatura em Física pela Universidade Federal Fluminense (2012), Mestrado (2017) e Doutorado (2022) em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Ensino de Física e Astronomia. Atualmente concentra sua pesquisa na área de Educação e/ou Ensino de Astronomia, com foco na Formação Inicial e/ou Continuada de Professores.

Alan Alves-Brito, Departamento de Astronomia, UFRGS

Cursou Bacharelado em Física na Universidade Estadual de Feira de Santana (2002), Mestrado (2004) e Doutorado (2008) em Ciências (Astrofísica Estelar) no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP. Atualmente é Professor Adjunto no Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa, extensão, divulgação científica e gestão. Tem trabalhado em pesquisa (Programas de Pós-Graduação em Física/UFRGS; PPG em Ensino de Física/UFRGS; PPG em Divulgação em Ciências/Fiocruz; e no Núcleo de Estudos Africanos, Afro-Brasileiros e Indígenas/UFRGS) em temas voltados para a evolução química de diferentes populações estelares da Via Láctea, educação e divulgação de Astronomia e Física, incluindo questões decoloniais, étnico-raciais, de gênero e suas intersecções nas ciências exatas.

 

Neusa Teresinha Massoni, Instituto de Física

Licenciada em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS (2000); mestra em Física (área de concentração: Ensino de Física) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005); doutora em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010) na área de concentração de Ensino de Física. Atualmente é Professora Associada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física do Instituto de Física da UFRGS, atuando como professora e orientadora. Desenvolve pesquisas nas áreas de Epistemologia da Ciência (e suas implicações no Ensino de Física), Formação de Professores e interação Universidade-Escola Básica.

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Publicado

2024-12-05

Como Citar

Slovinscki, L., Alves-Brito, A., & Massoni, N. T. (2024). Educação e Ensino de Astronomia: um panorama atual da produção acadêmica no Brasil . Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 41(3), 566–597. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2024.e96275

Edição

Seção

Formação de Professores de Ciências/Física

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