O “Efeito Estufa” na Sala de Aula: um experimento de baixo custo para demonstrar a absorção de radiação infravermelha por gases estufa como o dióxido de carbono

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n2p849

Palavras-chave:

Efeito Estufa, Aquecimento Global, Gases de Efeito Estufa, Dióxido de Carbono, Radiação Infravermelha

Resumo

Efeito estufa e aquecimento global constituem tópicos complexos cuja compreensão requer o domínio de diversos conceitos e propriedade físicas. O mecanismo do efeito estufa está diretamente relacionado ao papel de gases estufa, como o CO2, em absorver radiação infravermelha emitida pela Terra e, desse modo, interferir no balanço de energia da Terra. A fim de contribuir na discussão do fenômeno do efeito estufa em sala de aula, assumimos que o uso de experimentos para demonstrar a propriedade de absorção de radiação infravermelha por gases estufa apresenta forte potencial educativo. Neste trabalho, é apresentado um experimento de baixo custo e de fácil realização em sala de aula para demonstrar a absorção de radiação infravermelha pelo principal gás, não condensável, de efeito estufa da atmosfera terrestre, o dióxido de carbono (CO2).

Biografia do Autor

Alexandre Luis Junges, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Campus Litoral Norte

Graduado em Licenciatura em Física, mestre em Filosofia e Doutor em Filosofia e em Ensino de Física.

Alexandre José Bühler, Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Campus Farroupilha

Licenciado em Física, mestre e doutor em Engenharia Mecânica. Pós-Doc pelo ISAAC-SUPSI (Lugano, Suíça).

 

Neusa Teresinha Massoni, Instituto de Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciada em Física, Mestra  e Doutora em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010), área Ensino de Física. Atualmente é Professora Adjunto na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física do Instituto de Física da UFRGS.

Álisson Francisco Schneider Siebeneichler, Licenciando em Física, Instituto de Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciando em Física, bolsista de iniciação científica tendo atuado nos programas PIBID e residência pedagógica do Instituto de Física da UFRGS.

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Publicado

2020-08-12

Edição

Seção

Atividades experimentais no ensino de Física