Ensino de laboratório em uma disciplina de Física Básica voltada para cursos de Engenharias: análises e perspectivas

Neusa Teresinha Massoni

Resumo


Este trabalho tem o objetivo de apresentar resultados de uma investigação sobre os efeitos e o papel de atividades de laboratório na aprendizagem da Física a partir da perspectiva dos próprios estudantes de cursos de Engenharias. Os estudos partiram de uma hipótese inicial de pesquisa que considerou a possibilidade de esses estudantes perceberem a Física, em especial as atividades práticas, de um viés menos teórico e mais voltado à aplicabilidade dos princípios, leis e teorias físicas. Os resultados indicaram que a hipótese de trabalho se confirma em boa medida e que a introdução de uma proposta de trabalho para as aulas experimentais baseada em situação-desafio se mostrou mais efetiva e ofereceu vantagens didáticas e epistêmicas.  


Palavras-chave


Atividades de laboratório; Ensino de Física; Ensino de Engenharia; Situação-desafio

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2014v31n2p258

 


Cad. Bras. Ens. Fís. UFSC, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons
> > > > >