Ensino de laboratório em uma disciplina de Física Básica voltada para cursos de Engenharias: análises e perspectivas

Autores

  • Neusa Teresinha Massoni Instituto de Física – UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2014v31n2p258

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de apresentar resultados de uma investigação sobre os efeitos e o papel de atividades de laboratório na aprendizagem da Física a partir da perspectiva dos próprios estudantes de cursos de Engenharias. Os estudos partiram de uma hipótese inicial de pesquisa que considerou a possibilidade de esses estudantes perceberem a Física, em especial as atividades práticas, de um viés menos teórico e mais voltado à aplicabilidade dos princípios, leis e teorias físicas. Os resultados indicaram que a hipótese de trabalho se confirma em boa medida e que a introdução de uma proposta de trabalho para as aulas experimentais baseada em situação-desafio se mostrou mais efetiva e ofereceu vantagens didáticas e epistêmicas.  

Biografia do Autor

Neusa Teresinha Massoni, Instituto de Física – UFRGS

Professor Adjunto do Instituto de Física da UFRGS.

Downloads

Publicado

2014-03-14

Como Citar

Massoni, N. T. (2014). Ensino de laboratório em uma disciplina de Física Básica voltada para cursos de Engenharias: análises e perspectivas. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 31(2), 258–288. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2014v31n2p258

Edição

Seção

Pesquisa em Ensino de Física

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)