Ciência e Religião: possibilidades para o Ensino de Física com um viés Histórico e Epistemológico em um contexto de Introdução de Física Quântica no Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2022.e82711

Palavras-chave:

Ciência e Religião, Ensino de Física, Religiosidade, Ensino de Física Quântica

Resumo

Com o presente texto trazemos alguns resultados empíricos sobre percepções de estudantes de Ensino Médio sobre a relação entre Ciência e Religião, bem como alguns indícios de viabilidade de atividades que foram conduzidas em uma pesquisa mais ampla, em nível de mestrado em Ensino de Física, para tratar desta relação em sala de aula. O objetivo do presente artigo é apresentar possibilidades para o Ensino de Física com viés Histórico e Epistemológico que trate da relação Ciência e Religião. Para tal, apresentamos dados coletados com estudantes de Ensino Médio sobre como estes alunos relacionam Ciência e Religião, antes de uma intervenção didática (Estudo 1, N=291) e após uma intervenção didática que abordasse o tema de forma secundária, uma vez que a ênfase foi a introdução de Física Quântica com um viés histórico (Estudo 2, N=34). Observamos se os alunos acreditavam que os cientistas (quaisquer cientistas para o Estudo 1 e os principais cientistas por trás do desenvolvimento da Quântica para o Estudo 2) poderiam expressar alguma religiosidade e categorizamos as respostas, observando que estas podem ser relacionadas com categorias identificadas na literatura. Com a execução de um Módulo Didático de Física Quântica com um viés histórico, em que uma das propostas era tratar como a religiosidade dos cientistas não embaraça a atividade acadêmica destes, foi possível obter indícios de aprendizagem do conteúdo físico e um encaminhamento dos alunos que compuseram o Módulo para um discurso de diálogo entre Ciência e Religiosidade.

Biografia do Autor

André Felipe Hoernig, UFRGS

Mestre do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, UFRGS.

Neusa Teresinha Massoni, Instituto de Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciada em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS (2000); mestra em Física (área de concentração: Ensino de Física) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005); doutora em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010) na área de concentração de Ensino de Física. Atualmente, é Professora Associada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS; é docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física do Instituto de Física da UFRGS. Desenvolve pesquisa nas áreas de Filosofia da Ciência (e suas implicações no ensino de Física), Formação de Professores e interação Universidade-Escola Básica.

Dimiter Hadjimichef, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Bacharelado em Física pela UFRGS (1987), mestrado em Física pela UFRGS (1991) e doutorado em Física pelo Instituto de Física Teórica UNESP (1995). Atualmente, é professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física dos Hádrons e Teoria Geral de Partículas Elementares. Seu trabalho de pesquisa concentra-se em dois assuntos principais: 1) no desenvolvimento de modelos teóricos para descrever o espectro hadrônico e seus decaimentos (em particular o estudo dos novos mésons) e 2) no estudo de modelos que descrevam a natureza da matéria escura.

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Publicado

2022-08-15

Como Citar

Hoernig, A. F., Massoni, N. T., & Hadjimichef, D. (2022). Ciência e Religião: possibilidades para o Ensino de Física com um viés Histórico e Epistemológico em um contexto de Introdução de Física Quântica no Ensino Médio. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 39(2), 551–583. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2022.e82711

Edição

Seção

História, Filosofia e Sociologia da Ciência e Ensino de Ciências/Física

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