Ensino de Física Quântica e a Teoria das Representações Sociais: investigando a presença de conceitos de Misticismo Quântico entre alunos de Ensino Médio no sul do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2023.e86616Palavras-chave:
Teoria das Representações Sociais, Ensino de Física Quântica, Misticismo QuânticoResumo
O presente trabalho trata das possibilidades de contribuição da Teoria das Representações Sociais (TRS) como referência para aprendizagem de grupo, com técnicas e metodologias que lhe são específicas, para facilitar o ensino de Física Quântica no Ensino Médio, permitindo investigar, por exemplo, se os alunos possuem concepções ligadas ao Misticismo Quântico. O objetivo principal é avaliar como essa teoria psicossocial pode ser utilizada pela comunidade de pesquisa em Ensino de Ciências. Nosso estudo é baseado principalmente em resultados empíricos da aplicação de questionários em Ensino Médio (Estudo 1, N=291), bem como durante a aplicação de uma Atividade Didática em sala de aula com 34 alunos (Estudo 2, N=34). Procedemos com a construção de redes de similaridade por meio de um software utilizado em Psicologia Social (IRAMuTeQ), redes que são representações gráficas de um teste de associação verbal, que podem dar alguns indícios de como é a Representação Social dos alunos. Concluímos que o uso da TRS é uma possibilidade relevante para a introdução da Física Quântica no Ensino Médio e tem potencial para auxiliar o professor no processo de estabelecimento do letramento científico, com ênfase na aprendizagem conceitual.
Referências
ABRIC, J. C. O estudo experimental das representações sociais. In: JODELET, D. As representações sociais. Eduerj: Rio de Janeiro, 2001.
AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Plátano: Lisboa, 2003.
BACHELARD, G. La formation de l’esprit scientifique. [The Formation of Scientific Mind] 1st ed. Paris: Librairie Philosophique J. Vrin, 1947.
BALSAS, A.; VIDEIRA, A. L. Truth by fiat: the Copenhagen Interpretation of Quantum Mechanics. Revista Brasileira de História da Ciência, v. 6, n. 2, p. 248-266, 2013.
BRUNER, J. O Processo da Educação. Edições 70: Lisboa, 1977.
CREASE, R.; MANN, C. C. The Yogi and the Quantum. In: GRIM, P. (Org.). Philosophy of Science and the Occult. SUNY Series in Philosophy. Albany, NY: SUNY Press, 1982. p. 302-314.
CUESTA-BELTRÁN, Y. J. Estado del arte: tendencias en la enseñanza de la física cuántica entre 1986 y 2016. Tecné Episteme y Didaxis: TED, v. 44, 2018.
DI GIACOMANO, J. P. Aspects méthodologiques de l’analyse des réprésentations sociales. Cahiers de Psychologie Cognitive, v. 1, 1981.
HILGER, T. R.; MOREIRA, M. A. A study of social representations of quantum physics held by high school students through numerical and written word association tests. Revista Electrónica de Investigación en Educación en Ciencias, v. 8, 2012.
HOERNIG, A. F. Física Quântica e História e Filosofia da Ciência: Conceitos, Vida, Crenças e Religiosidade como Motivadores na Aprendizagem de Física. 2020. 300f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Porto Alegre.
HOERNIG, A. F.; MASSONI, N. T.; HADJIMICHEF, D. Física Quântica na Escola Básica: investigações para a promoção de uma aprendizagem conceitual, histórica e epistemológica. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 43, p. e20210044-1-e.20210044-18, 2021
KAHNEMAN, D. Rápido e Devagar: duas formas de pensar. 1st ed. Objetiva: Rio de Janeiro, Brasil, 2012.
KRIJTENBURG-LEWERISSA, K.; POL, H. J.; BRINKMAN, A.; VAN JOOLINGEN, W. R. Key topics for quantum mechanics at secondary schools: a Delphi study into expert opinions. International Journal of Science Education, v. 41, p. 349-366, 2019.
LEITE, F. M. et al. O Sentido da Escola: Concepções de estudantes e adolescentes. Psicologia Escolar e Educacional, v. 20, n. 2, p. 339-348. 2016.
LIMA, M. C. A. B.; MACHADO, M. A. D. As Representações Sociais dos licenciandos de Física referentes à inclusão de deficientes visuais. Ensaio, v. 13, p. 119-131, 2011.
LO MONACO, G.; PIERMATTÉO, A.; RATEAU, P.; TAVANI, J. L. Methods for Studying the Structure of Social Representations: A Critical Review and Agenda for Future Research. Journal for the Theory of Social Behavior, v. 47, p. 306-331, 2017.
MAGALHÃES JÚNIOR, C. A. O. et al. Concepções e Representações Sociais de Professores sobre a sua Formação Inicial: Construção e Validação de um questionário. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 22, p. 1-35, 2020.
MASSONI, N. T.; MOREIRA, M. A. A Epistemologia de Fleck: Uma Contribuição ao Debate sobre a Natureza da Ciência. Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 8, p. 237-264, 2015.
MATURANO, C. I.; MAZZITELLI, C. A. Representaciones sociales de futuros docentes de Física y de Química sobre el manual escolar. Revista Electrónica Actualidades Investigativas en Educación, v. 17, p. 1-20, 2017.
MORALES, L. M.; MAZZITELLI C. A.; OLIVERA, A. C. La enseñanza y el aprendizaje de la Física y de la Química en el nivel secundario desde la opinión de estudiantes. Revista Electrónica de Investigación en Educación en Ciencias, v. 10, p. 11-19, 2015.
MOREIRA, L. et al. The social representations of (green) chemistry and robotics among teenagers: an exploratory study. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON EDUCATION AND NEW LEARNING TECHNOLOGIES, 8th, 2016, Barcelona, Spain. Proceedings…
MOSCOVICI, S. Representações Sociais: investigações em Psicologia Social. Petrópolis: Vozes, 2015.
MOURA, M. D.; SANTOS, R. P. Detectando misticismo quântico em livros publicados no Brasil com Ciência de Dados. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 34, n. 3, p. 725-744, 2017.
ORTIZ, A. J.; MAGALHÃES JÚNIOR, C. A. O.; GIMENES, E. R. Representações Sociais sobre “Ser Professor de Física” à Luz do Modelo KVP. Edur: Educação em Revista, v. 36, 2020.
PARK, W.; YANG, S.; SONG J. When Modern Physics Meets Nature of Science: The Representation of Nature of Science in General Relativity in New Korean Physics Textbooks. Science & Education, v. 28, p. 1055-1083, 2019.
PIAGET, J. Epistemologia Genética. 3rd ed. Martins Fontes: São Paulo, 1970.
PIGOZZO; D.; LIMA, N. W.; NASCIMENTO, M. M. A Filosofia sistêmica de Fritjof Capra: Um olhar ecológico para a Física e para o Ensino de Física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 36, n. 3, p. 704-734, 2019.
SIERRA, G. M. Representaciones sociales que poseen estudiantes de nivel medio superior acerca del aprendizaje y enseñanza de las Matemáticas. Perfiles Educativos, v. 18, p. 90-109, 2011.
SILVA, A. M. T. B.; MAZZOTTI, T. B. A Física pelos professores de Física: a contribuição da Teoria das Representações Sociais. Ciência & Educação, v. 15, p. 515-528, 2009.
SOUZA, M. A. R. et al. The use of IRAMUTEQ software for data analysis in qualitative research. Journal of School of Nursing, São Paulo, v. 52, e03353, 2018.
VERGNAUD, G. La théorie des champs cenceputuels. Rech. Didact. Math, v. 1, p. 133-170, 1990.
VÍLCHEZ-GONZÁLEZ, J. M.; PALACIOS, J. P. Image of science in cartoons and its relationship with the image in comics, Physics Education, v. 41, p. 240-249, 2006.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. 7th. ed. Martins Fontes : São Paulo, 2007.
WAGNER, W.; DUVEEN, G.; JOVCHELOVITCH, R. F.; JOVCHELOVITCH, S.; LORENZI-CIOLDI, F.; MARKOVÁ, I.; ROSE, D. Theory and method of social representations. Asian Journal of Social Psychology, v. 2, p. 95-125, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >