Ensino de Física Quântica e a Teoria das Representações Sociais: investigando a presença de conceitos de Misticismo Quântico entre alunos de Ensino Médio no sul do Brasil

Autores

  • André Felipe Hoernig UFRGS
  • Neusa Teresinha Massoni Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Dimiter Hadjimichef Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2023.e86616

Palavras-chave:

Teoria das Representações Sociais, Ensino de Física Quântica, Misticismo Quântico

Resumo

O presente trabalho trata das possibilidades de contribuição da Teoria das Representações Sociais (TRS) como referência para aprendizagem de grupo, com técnicas e metodologias que lhe são específicas, para facilitar o ensino de Física Quântica no Ensino Médio, permitindo investigar, por exemplo, se os alunos possuem concepções ligadas ao Misticismo Quântico. O objetivo principal é avaliar como essa teoria psicossocial pode ser utilizada pela comunidade de pesquisa em Ensino de Ciências. Nosso estudo é baseado principalmente em resultados empíricos da aplicação de questionários em Ensino Médio (Estudo 1, N=291), bem como durante a aplicação de uma Atividade Didática em sala de aula com 34 alunos (Estudo 2, N=34). Procedemos com a construção de redes de similaridade por meio de um software utilizado em Psicologia Social (IRAMuTeQ), redes que são representações gráficas de um teste de associação verbal, que podem dar alguns indícios de como é a Representação Social dos alunos. Concluímos que o uso da TRS é uma possibilidade relevante para a introdução da Física Quântica no Ensino Médio e tem potencial para auxiliar o professor no processo de estabelecimento do letramento científico, com ênfase na aprendizagem conceitual.

Biografia do Autor

André Felipe Hoernig, UFRGS

Mestre do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, , Instituto de Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

 

Neusa Teresinha Massoni, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciada em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS (2000); mestra em Física (área de concentração: Ensino de Física) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005); doutora em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010) na área de concentração de Ensino de Física. Atualmente, é Professora Associada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS; é docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física do Instituto de Física da UFRGS. Desenvolve pesquisa nas áreas de Filosofia da Ciência (e suas implicações no ensino de Física), Formação de Professores e interação Universidade-Escola Básica.

Dimiter Hadjimichef, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Bacharelado em Física pela UFRGS (1987), mestrado em Física pela UFRGS (1991) e doutorado em Física pelo Instituto de Física Teórica UNESP (1995). Atualmente, é professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física dos Hádrons e Teoria Geral de Partículas Elementares. Seu trabalho de pesquisa concentra-se em dois assuntos principais: 1) no desenvolvimento de modelos teóricos para descrever o espectro hadrônico e seus decaimentos (em particular o estudo dos novos mésons) e 2) no estudo de modelos que descrevam a natureza da matéria escura.

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Publicado

2023-04-14

Como Citar

Hoernig, A. F., Massoni, N. T., & Hadjimichef, D. (2023). Ensino de Física Quântica e a Teoria das Representações Sociais: investigando a presença de conceitos de Misticismo Quântico entre alunos de Ensino Médio no sul do Brasil. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 40(1), 57–83. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2023.e86616

Edição

Seção

Ensino e aprendizagem de Ciências/Física

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