O ensino de Física na disciplina de ciências no nível fundamental: reflexões e viabilidade de uma experiência de ensino por projetos

Autores

  • Neusa Teresinha Massoni Instituto de Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Jeferson Barp Faculdades Integradas São Judas Tadeu
  • Claudio Rejane da Silva Dantas Universidade Regional do Cariri, Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2018v35n1p235

Palavras-chave:

Ensino por Projetos, Ensino Fundamental, Avaliação da Aprendizagem em Ciências

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de fazer uma narrativa e reflexões sobre o uso da metodologia de ensino por projetos no ensino de física na educação científica. Esta estratégia é defendida neste estudo sob dois distintos vieses: primeiro, como uma possibilidade viável de introduzir conceitos, noções e princípios físicos, especialmente no nível fundamental em que, não raro, os professores de ciências não possuem formação específica em Física; em segundo lugar, o ensino por projetos pode ser uma alternativa para diversificar a avaliação da aprendizagem em ciências objetivando alcançar um processo mais formativo, continuado e alinhado às políticas públicas. O contexto do estudo foi o de duas turmas do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública da capital do Rio Grande do Sul, que atua com sistema de ciclos. O referencial teórico-metodológico esteve embasado em ideias de Hernández e Ventura (1998) e na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. Algumas implicações do uso desta estratégia indicaram que ela é útil para introduzir e estimular o estudo de temas e conceitos físicos e para desconstruir certas visões equivocadas sobre a Física que comumente permeiam a educação científica.

Biografia do Autor

Neusa Teresinha Massoni, Instituto de Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciada em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul: Mestra em Física (área de concentração: Ensino de Física); Doutora em Ciências (área de concentração: Ensino de Física), pela UFRGS. Professora Adjunta do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Jeferson Barp, Faculdades Integradas São Judas Tadeu

Licenciado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Mestre em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Claudio Rejane da Silva Dantas, Universidade Regional do Cariri, Ceará

Licenciado e Mestre em Física; Doutorando em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Professor do Curso de Licenciatura em Física
da Universidade Regional do Cariri (URCA). 

Downloads

Publicado

2018-04-25

Edição

Seção

Relatos e propostas de experiências didáticas