Perfil da produção acadêmica a respeito do Movimento Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e do Pensamento Latino-americano em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PLACTS) em revistas nacionais e internacionais da área de ensino de ciências

Autores

  • Greivin Antonio Núñez González Doutorando em Ensino de Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Neusa Teresinha Massoni Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Alan Alves-Brito Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Daniela Hiromi Okido

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2023.e86491

Palavras-chave:

Produção Acadêmica, CTS, CTSA, Pensamento Latino Americano em Ciência, Tecnologia e Sociedade, Formação de Professores, Ensino de Ciências

Resumo

Apresentamos neste artigo uma síntese de uma revisão de literatura realizada no âmbito de uma tese doutoral, que teve por objetivo responder à questão de pesquisa: qual o perfil da produção acadêmica a respeito do movimento Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e do Pensamento Latino-americano em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PLACTS) em revistas nacionais brasileiras da área do ensino de ciências e em revistas internacionais? Analisamos 112 artigos publicados entre 2016 e 2020, selecionados em duas plataformas em função de sua relevância para nossa pesquisa. Baseados na metodologia de análise de conteúdo, agrupamos as produções em 12 categorias. Concluímos que o perfil das pesquisas recentes aponta a abordagem CTS como uma perspectiva importante, especialmente na formação de professores; perpassa diversas áreas do conhecimento como educação, saúde, engenharias e ciências naturais; que algumas pesquisas descortinam a influência dos docentes formadores na construção (ou não) de concepções modernas do que seja ciência e tecnologia; que o enfoque CTS articulado ao PLACTS auxilia na implementação, em sala de aula, de discussões que impactam na transformação de concepções sobre a natureza da ciência e sobre a inter-relação entre ciência, tecnologia e sociedade, bem como na transformação de concepções docentes sobre o papel e produção de estratégias e sequências didáticas reflexivas no ensino de ciências.

Biografia do Autor

Greivin Antonio Núñez González, Doutorando em Ensino de Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas, Universidade Federal do Pará (2019). Doutorando em Ensino de Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Neusa Teresinha Massoni, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciada em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS (2000); mestra em Física (área de concentração: Ensino de Física) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005); doutora em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010) (área de concentração: Ensino de Física). Atualmente, é professora na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física do Instituto de Física da UFRGS.

Alan Alves-Brito, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Bacharel em Física pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2002), Mestre (2004) e Doutor (2008) em Ciências (Astrofísica Estelar) pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP. Atualmente é professor no Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa, extensão, divulgação científica e gestão

Daniela Hiromi Okido

Graduação em Física com ênfase em Astrofísica na UFRGS.

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2023-09-01

Como Citar

Núñez González, G. A., Massoni, N. T. ., Alves-Brito, A., & Hiromi Okido, D. (2023). Perfil da produção acadêmica a respeito do Movimento Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e do Pensamento Latino-americano em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PLACTS) em revistas nacionais e internacionais da área de ensino de ciências. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 40(2), 417–444. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2023.e86491

Edição

Seção

Currículo de Ciências/Física

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