Ensino de ciências e os desafios do século XXI: entre a crítica e a confiança na ciência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n3p1577

Resumo

O presente ensaio reflete sobre o papel do ensino de ciências frente aos desafios colocados pelas diferentes questões sociocientíficas que permeiam a sociedade contemporânea. Na medida em que a ciência desempenha importante função na busca de soluções para tais questões, como as crises socioambientais e de saúde pública, é também imprescindível que o ensino de ciências fomente um entendimento que possibilite avaliar informações científicas e distingui-las daquelas que podemos chamar de pseudocientíficas. Contudo, na busca por fomentar essa capacidade avaliativa no aluno, o ensino de ciências corre o risco de incorrer numa valorização excessiva do ideal crítico que visa a autonomia intelectual do aluno, muitas vezes expresso num ceticismo que elege a dúvida pela dúvida. Neste ensaio, problematizamos algumas consequências indesejáveis dessa postura, entre as quais está a perda de confiança na própria ciência. Para tanto, propomos reflexões que: (1) orientam o ensino de ciências para uma confiança na ciência, sem perder a criticidade com relação ao fazer científico; (2) problematizam a justificativa de uma educação científica voltada exclusivamente para a autonomia intelectual do educando que elege a dúvida e o ceticismo como objetivos de ensino. Nessa discussão acentuamos a importância de uma “confiança equilibrada” em relação à ciência, destacando a confiança como elemento complementar ao exercício da dúvida e da crítica. Ao final, apresentamos algumas reflexões e possíveis desdobramentos dessa temática para o contexto da sala de aula e da educação científica.

Biografia do Autor

Alexandre Luis Junges, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Campus Litoral Norte

Licenciado em Física (2003) e Doutor em Ensino de Física (2019) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com Mestrado e Doutorado em Filosofia (2008, 2012) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Atualmente, é professor do Departamento Interdisciplinar do Campus Litoral Norte (UFRGS).

Tobias Espinosa, Universidade Federal do Rio Grande, Campus Santo Antônio da Patrulha

Licenciado em Física pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2013), Mestre em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2016) e Doutor em Ensino de Física também pela UFRGS (2019). Atualmente, é professor do Instituto de Matemática, Estatística e Física (IMEF) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

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Publicado

2020-12-16

Como Citar

Junges, A. L., & Espinosa, T. (2020). Ensino de ciências e os desafios do século XXI: entre a crítica e a confiança na ciência. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 37(3), 1577–1597. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n3p1577

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Artigos