EDUCACIÓN Y ENSEÑANZA DE LA ASTRONOMÍA: UN PANORAMA ACTUAL DE LA PRODUCCIÓN ACADÉMICA EN BRASIL

Autores/as

  • Luciano Slovinscki Pós-Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física https://orcid.org/0000-0002-6049-2700
  • Alan Alves-Brito Departamento de Astronomia, UFRGS
  • Neusa Teresinha Massoni Instituto de Física

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2024.e96275

Palabras clave:

Educación en Astronomía, Enseñanza de la Astronomía, Educación Básica, Formación Inicial y Continua del Profesorado

Resumen

Este artículo tiene como objetivo retratar el panorama actual de la investigación enfocada en Educación y/o Enseñanza de la Astronomía en Brasil. Para ello, buscamos artículos científicos, tesis y disertaciones académicas que hayan sido publicados en el país en las últimas cinco décadas, utilizando diversas fuentes de datos. Los resultados alcanzados muestran que los trabajos académicos con esta temática se han incrementado especialmente en los últimos veinte años, siendo las líneas de investigación Educación Básica y Formación Inicial y Continua del Profesorado el principal interés de los investigadores del área, entre otros temas categorizados por nosotros. Las revistas más destacadas en la difusión de artículos científicos sobre el tema son la Revista Brasileira de Ensino de Física, el Caderno Brasileiro de Ensino de Física y la Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, que juntas suman más del 75% de las obras encontradas. La Universidad de São Paulo es una referencia en términos de tesis y disertaciones. Sin embargo, a pesar de haber demostrado ser un área de investigación rica, diversa y creciente, estas producciones académicas están excesivamente concentradas en las regiones Sudeste y Sur del país, lo que impide una mejor difusión de ese conocimiento en la Educación en Brasil.

Biografía del autor/a

Luciano Slovinscki, Pós-Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física

Possui licenciatura em Física pela Universidade Federal Fluminense (2012), Mestrado (2017) e Doutorado (2022) em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Ensino de Física e Astronomia. Atualmente concentra sua pesquisa na área de Educação e/ou Ensino de Astronomia, com foco na Formação Inicial e/ou Continuada de Professores.

Alan Alves-Brito, Departamento de Astronomia, UFRGS

Cursou Bacharelado em Física na Universidade Estadual de Feira de Santana (2002), Mestrado (2004) e Doutorado (2008) em Ciências (Astrofísica Estelar) no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP. Atualmente é Professor Adjunto no Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa, extensão, divulgação científica e gestão. Tem trabalhado em pesquisa (Programas de Pós-Graduação em Física/UFRGS; PPG em Ensino de Física/UFRGS; PPG em Divulgação em Ciências/Fiocruz; e no Núcleo de Estudos Africanos, Afro-Brasileiros e Indígenas/UFRGS) em temas voltados para a evolução química de diferentes populações estelares da Via Láctea, educação e divulgação de Astronomia e Física, incluindo questões decoloniais, étnico-raciais, de gênero e suas intersecções nas ciências exatas.

 

Neusa Teresinha Massoni, Instituto de Física

Licenciada em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS (2000); mestra em Física (área de concentração: Ensino de Física) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005); doutora em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010) na área de concentração de Ensino de Física. Atualmente é Professora Associada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física do Instituto de Física da UFRGS, atuando como professora e orientadora. Desenvolve pesquisas nas áreas de Epistemologia da Ciência (e suas implicações no Ensino de Física), Formação de Professores e interação Universidade-Escola Básica.

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Publicado

2024-12-05

Cómo citar

Slovinscki, L., Alves-Brito, A., & Massoni, N. T. (2024). EDUCACIÓN Y ENSEÑANZA DE LA ASTRONOMÍA: UN PANORAMA ACTUAL DE LA PRODUCCIÓN ACADÉMICA EN BRASIL. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 41(3), 566–597. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2024.e96275

Número

Sección

Formação de Professores de Ciências/Física

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