Conversa com cientista: compreensões de professores de Física sobre a produção do conhecimento científico
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2024.e99419Palavras-chave:
Professores de Física, Problemas Abertos, Produção do Conhecimento CientíficoResumo
O campo da Educação em Ciências tem buscado apresentar a ciência de uma forma menos caricatural. Nesse contexto, uma das principais críticas ao ensino de Física é que a ciência ensinada nas escolas frequentemente reproduz equívocos, em especial ao abordar a produção do conhecimento científico. Nesse contexto, uma professora da educação básica, um cientista do campo da Física de Materiais e dois pesquisadores do campo da Educação em Ciências desenvolveram uma pesquisa com foco na compreensão de professores de Física de escolas públicas de Ensino Médio sobre a produção do conhecimento científico. Os professores participantes desta pesquisa são todos da região do sul de Minas Gerais e atuam em escolas públicas. Os resultados sugerem que ter títulos acadêmicos como mestrado e doutorado nem sempre indica uma boa compreensão a respeito da produção do conhecimento científico. Professores participantes da pesquisa que possuem apenas a graduação demonstraram um desempenho melhor no estudo relativo às compreensões sobre a produção destes conhecimentos. Esses resultados indicam que, na formação inicial, é importante que os licenciandos vivenciem processos de produção do conhecimento. Consideramos também necessário que cientistas divulguem suas pesquisas em escolas, de modo que possam conversar sobre a produção do conhecimento científico com professores e estudantes.
Referências
ACEVEDO, J. A. et al. Mitos da didática das Ciências acerca dos motivos para incluir a natureza da ciência no ensino de Ciências. Ciência & Educação, v. 11, n. 1, p. 1-15, 2005.
BACHELARD, G. A Formação do Espírito Científico. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. 5. ed. Lisboa: Edições 70. 2010.
CHALMERS, A. F. O que é ciência afinal? São Paulo: Brasiliense, 2009.
CHINN, C. A.; MALHOTRA, B. A. Epistemologically authentic inquiry in schools: A theoretical framework for evaluating inquiry tasks. Science Education, v. 86, n. 2, p. 175-218, 2002.
CIAN, H; COOK, M. Secondary science student teachers’ use of verbal discourse to communicate scientific ideas in their field placement classrooms. Research in Science Education, v. 50, p. 1389-1416, 2020.
COTTA, D.; MUNFORD, D.; FRANÇA, E. S. Cientistas na sala de aula: interações com bonecos e discussões sobre o trabalho científico entre crianças do 3o ano do ensino fundamental. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 25, p. e46833, 2023.
DEMO, P. Educação Científica. Revista Brasileira de Iniciação Científica, v. 1, n. 1, 2014.
FEYERABEND, P. Contra o método. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1989.
GODOY, A. S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. RAE, São Paulo, v. 8, n. 2, p. 57-63, 1995.
HULME, J. A.; DE WILDE, J. Tackling transition in STEM disciplines. York: Higher Education Academy, 2014.
KAPON, S.; LAHERTO, A.; LEVRINI, O. Disciplinary authenticity and personal relevance in school science. Science Education, v. 102, n. 5, p. 1077-1106, 2018.
KUHN, T. S. A estrutura das revoluções científicas. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 1997.
LAKATOS, I. O falseamento e a metodologia dos programas de investigação científica. In: LAKATOS, I.; MUSGRAVE, A. A crítica e o desenvolvimento do conhecimento. São Paulo: Cultrix, 1979.
LEE, H. S.; BUTLER, N. Making authentic science accessible to students. International Journal of Science Education, v. 25, n. 8, p. 923-948, 2003.
LEVINSON, R. et al. How do 16-17 year old school students engage with scientific research? In: GALAMBA, A.; GANDOLFI, H. (Ed.). Critical Pedagogies in STEM Education: ideas and experiences from Brazil and the UK. Rio de Janeiro: Autografia, 2023. p. 112 - 127.
MARTIN, B.; KASS, H.; BROUWER, W. Authentic Science: A Diversity of Meanings. Science Education, v. 74, n. 5, p. 541-554, 1990.
MEDEIROS, M. D. F. A Recontextualização da Natureza da Ciência no Currículo do Estado de São Paulo. 2022. 160 f. Tese (Doutorado em Ciências) - Universidade de São Paulo, São Paulo.
OLIVEIRA, L. D.; HARRES, J. B. S. As contribuições para o desenvolvimento profissional docente a partir da interação entre professores e cientistas. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL PESSOA ADULTA, SAÚDE E EDUCAÇÃO, 4., 2017, Porto Alegre. Anais [...] Porto Alegre: PUCRS, 2017.
POPPER, K. R. A lógica da pesquisa científica. 12. ed. São Paulo: Cultrix, 2004.
RICARDO, E. C.; ZYLBERSZTAJN, A. O ensino das ciências no nível médio: um estudo sobre as dificuldades na implementação dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 19, n. 3, p. 351-370, 2002.
RICARDO, E. C.; ZYLBERSZTAJN, A. Os parâmetros curriculares nacionais na formação inicial dos professores das ciências da natureza e matemática do ensino médio. Investigações em Ensino de Ciências, v. 12, n. 3, p. 339-355, 2007.
RICARDO, E. C.; ZYLBERSZTAJN, A. Os parâmetros curriculares nacionais para as ciências do ensino médio: uma análise a partir da visão de seus elaboradores. Investigações em Ensino de Ciências, v. 13, n. 3, p. 257-274, 2008.
STRUPE, D.; CABALLERO, M. D.; WHITE, P. Fostering students’ epistemic agency through the co‐configuration of moth research. Science Education, v. 102, n. 6, p. 1176-1200, 2018.
WONG, S.L.; HODSON, D. From the horse's mouth: What scientists say about scientific investigation and scientific knowledge. Science Education, v. 93, p. 109-130, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >