Conversa com cientista: compreensões de professores de Física sobre a produção do conhecimento científico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2024.e99419

Palavras-chave:

Professores de Física, Problemas Abertos, Produção do Conhecimento Científico

Resumo

O campo da Educação em Ciências tem buscado apresentar a ciência de uma forma menos caricatural. Nesse contexto, uma das principais críticas ao ensino de Física é que a ciência ensinada nas escolas frequentemente reproduz equívocos, em especial ao abordar a produção do conhecimento científico. Nesse contexto, uma professora da educação básica, um cientista do campo da Física de Materiais e dois pesquisadores do campo da Educação em Ciências desenvolveram uma pesquisa com foco na compreensão de professores de Física de escolas públicas de Ensino Médio sobre a produção do conhecimento científico. Os professores participantes desta pesquisa são todos da região do sul de Minas Gerais e atuam em escolas públicas. Os resultados sugerem que ter títulos acadêmicos como mestrado e doutorado nem sempre indica uma boa compreensão a respeito da produção do conhecimento científico. Professores participantes da pesquisa que possuem apenas a graduação demonstraram um desempenho melhor no estudo relativo às compreensões sobre a produção destes conhecimentos. Esses resultados indicam que, na formação inicial, é importante que os licenciandos vivenciem processos de produção do conhecimento. Consideramos também necessário que cientistas divulguem suas pesquisas em escolas, de modo que possam conversar sobre a produção do conhecimento científico com professores e estudantes.

Biografia do Autor

Claudilene Ribeiro Braga, Escola Estadual Nossa Senhora de Lourdes

Mestranda na área de Educação em Ciências pela Universidade Federal de Itajubá. Especializada em Matemática e Estatística pela Universidade Federal de Lavras, especializada em Coordenação Pedagógica: Supervisão e Gestão Educacionais pela Universidade Luterana do Brasil, graduada em Matemática Licenciatura pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Itajubá, graduada em Pedagogia Licenciatura pelo Instituto Paulista São José de Ensino Superior. Atua como Especialista em Educação Básica pela Secretaria Regional de Ensino de Minas Gerais e como professora no Ensino Fundamental pela Prefeitura Municipal de Maria da Fé, MG.

Newton Figueiredo, Universidade Federal de Itajubá

Bacharel e Licenciado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986), mestre em Astrofísica pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1990) e doutor em Astrofísica pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1997). Atualmente, é professor da Universidade Federal de Itajubá. Tem experiência na área de Astronomia, com ênfase em Cosmologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Radiação Cósmica de Fundo em Microondas, Radioastronomia e Instrumentação Astronômica. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, atuando nas áreas de Metodologias Ativas e Ensino de Física e Astronomia.

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6833-3125

Adhimar Flávio Oliveira, Universidade Federal de Itajubá

Licenciado em Física pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), mestre em Física e Matemática Aplicada em Astrofísica pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) e Doutor em Ciências dos Materiais para Engenharia pela UNIFEI. Coordenador do curso de Física Licenciatura da UNIFEI.

Luciano Fernandes Silva, Universidade Federal de Itajubá

Graduado em Física pela Universidade de São Paulo (USP-1996), mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-2001), doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-2007). Desde 2008 é professor e pesquisador na Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI. Sua área de pesquisa está vinculada aos seguintes temas: Educação em Ciências, Ensino de Física, Educação Ambiental, enfoque CTSA e Temas Controversos.

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Publicado

2024-12-05

Como Citar

Braga, C. R., Figueiredo, N., Oliveira, A. F., & Silva, L. F. (2024). Conversa com cientista: compreensões de professores de Física sobre a produção do conhecimento científico. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 41(3), 544–563. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2024.e99419

Edição

Seção

Formação de Professores de Ciências/Física