Desenvolvendo práticas investigativas no Ensino Médio: o uso de um Objeto de Aprendizagem no estudo da Força de Lorentz

José Mauro Sousa, Ana Paula dos Santos Malheiros, Newton Figueiredo

Resumo


Este artigo apresenta uma experiência de ensino na qual utilizamos o Objeto de Aprendizagem (OA) “Movimentos de Cargas num Campo Magnético”, durante o estudo de conceitos relacionados à Força de Lorentz em uma turma da terceira série do Ensino Médio, em uma escola pública no interior do estado de São Paulo. Ao longo dessa experiência, investigamos as possíveis contribuições do OA para o ensino de conceitos de Eletromagnetismo, a partir do desenvolvimento de atividades de natureza investigativa que contemplavam a utilização de tal objeto. O estudo foi pautado no paradigma qualitativo e a análise dos resultados mostrou que as simulações proporcionadas pelo OA possibilitaram a visualização dos fenômenos físicos estudados, os quais, no caso do Eletromagnetismo, exigem maior capacidade de abstração para o seu entendimento. As atividades realizadas também favoreceram o desenvolvimento de determinadas habilidades relacionadas à competência de investigação e compreensão dos conceitos físicos. Além disso, uma maior interação entre os alunos e entre os alunos e o professor foi observada ao longo das aulas em que tal investigação foi desenvolvida.


Palavras-chave


Ensino de Física; Tecnologias de Informação e Comunicação; Visualização

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DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2015v32n3p988

 


Cad. Bras. Ens. Fís. UFSC, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons
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