Desenvolvendo práticas investigativas no Ensino Médio: o uso de um Objeto de Aprendizagem no estudo da Força de Lorentz
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2015v32n3p988Resumen
Este artigo apresenta uma experiência de ensino na qual utilizamos o Objeto de Aprendizagem (OA) “Movimentos de Cargas num Campo Magnético”, durante o estudo de conceitos relacionados à Força de Lorentz em uma turma da terceira série do Ensino Médio, em uma escola pública no interior do estado de São Paulo. Ao longo dessa experiência, investigamos as possíveis contribuições do OA para o ensino de conceitos de Eletromagnetismo, a partir do desenvolvimento de atividades de natureza investigativa que contemplavam a utilização de tal objeto. O estudo foi pautado no paradigma qualitativo e a análise dos resultados mostrou que as simulações proporcionadas pelo OA possibilitaram a visualização dos fenômenos físicos estudados, os quais, no caso do Eletromagnetismo, exigem maior capacidade de abstração para o seu entendimento. As atividades realizadas também favoreceram o desenvolvimento de determinadas habilidades relacionadas à competência de investigação e compreensão dos conceitos físicos. Além disso, uma maior interação entre os alunos e entre os alunos e o professor foi observada ao longo das aulas em que tal investigação foi desenvolvida.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >