Mudanças Climáticas: reflexões para subsidiar esta discussão em aulas de Física
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2010v27n3p449Resumo
Muitas questões relacionadas ao tema Mudanças Climáticas estão diariamente presentes em nossas vidas, sobretudo através dos meios de comunicação. Porém, diferente daquilo mostrado pela grande mídia, é importante salientar que muitas questões associadas a esse temaainda estão em aberto, distanciando-nos muito de um consenso mínimo na comunidade científica sobre as origens, causas e efeitos das Mudanças Climáticas. A partir desse contexto, a Física, por sua própria condição de ciência básica, oferece conceitos e modelos para a adequada compreensão desse tema. Nesse sentido, considera-se que esse assunto pode ser especialmente útil aos professores de Física, justamente pela possibilidade de ser utilizado para ilustrar uma série de conceitos físicos básicos e/ou para motivar a construção de propostas educativas. No intuito de oferecer subsídios para o tratamento desse tema em aulas de Física no nível básico de ensino, este trabalho está orientado a partir de duas perspectivas: realizar breves considerações da Física básica envolvida nesse assunto e discutir algumas das incertezas e controvérsias científicasdiretamente ligadas ao tema Mudanças Climáticas. De modo específico, faremos algumas considerações sobre o balanço energético do sistema Sol-Terra, o efeito estufa e a sua intensificação e a temperatura média da Terra.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >