O currículo formador do professor de física: uma análise das instituições públicas de ensino superior do estado de Pernambuco
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2024.e97545Palavras-chave:
Formação Inicial de Professores de Física, Currículo, Análise Temática, CategoriasResumo
Este artigo teve como objetivo principal analisar o currículo formador de professores de física de instituições públicas de ensino superior de Pernambuco, com base nos projetos pedagógicos dessas instituições. Para cumprir este propósito, foi realizado um estudo documental que explorou as legislações às quais os cursos de Licenciatura em Física foram submetidos ao longo dos anos, bem como os documentos institucionais de quatro instituições federais de ensino superior de Pernambuco, que ofertam sete cursos de Licenciaturas em Física. Enquanto metodologia, utilizou-se a Análise Temática com foco na análise na organização curricular dos cursos e nas ementas das disciplinas o que fez emergir sete categorias. Os achados da pesquisa indicaram que as disciplinas direcionadas aos interesses profissionais dos licenciandos não contemplam o aprofundamento no ensino de física, juntamente com a pouca articulação entre o núcleo de disciplinas específicas e o núcleo pedagógico, sendo estes os principais obstáculos. Como pontos fortes, foram identificadas a presença de disciplinas voltadas ao preenchimento de lacunas de aprendizagem e a sólida formação específica ofertada. Como principal contribuição destaca-se a construção de um panorama que pode explicar as dificuldades vivenciadas pelos alunos, permitindo traçar estratégias que atendam às necessidades dos licenciandos, futuros professores.
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