O currículo formador do professor de física: uma análise das instituições públicas de ensino superior do estado de Pernambuco

Autores

  • Nieldy Miguel da Silva Instituto Federal de Pernambuco
  • José Dilson Beserra Cavalcanti Universidade Federal de Pernambuco image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2024.e97545

Palavras-chave:

Formação Inicial de Professores de Física, Currículo, Análise Temática, Categorias

Resumo

Este artigo teve como objetivo principal analisar o currículo formador de professores de física de instituições públicas de ensino superior de Pernambuco, com base nos projetos pedagógicos dessas instituições. Para cumprir este propósito, foi realizado um estudo documental que explorou as legislações às quais os cursos de Licenciatura em Física foram submetidos ao longo dos anos, bem como os documentos institucionais de quatro instituições federais de ensino superior de Pernambuco, que ofertam sete cursos de Licenciaturas em Física. Enquanto metodologia, utilizou-se a Análise Temática com foco na análise na organização curricular dos cursos e nas ementas das disciplinas o que fez emergir sete categorias. Os achados da pesquisa indicaram que as disciplinas direcionadas aos interesses profissionais dos licenciandos não contemplam o aprofundamento no ensino de física, juntamente com a pouca articulação entre o núcleo de disciplinas específicas e o núcleo pedagógico, sendo estes os principais obstáculos. Como pontos fortes, foram identificadas a presença de disciplinas voltadas ao preenchimento de lacunas de aprendizagem e a sólida formação específica ofertada. Como principal contribuição destaca-se a construção de um panorama que pode explicar as dificuldades vivenciadas pelos alunos, permitindo traçar estratégias que atendam às necessidades dos licenciandos, futuros professores.

Biografia do Autor

Nieldy Miguel da Silva, Instituto Federal de Pernambuco

Doutoranda em Ensino pela Rede Nordeste de Ensino, Polo Universidade Federal Rural de Pernambuco; Mestre em Ciências pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Licenciada em Física pela Universidade Federal de Pernambuco; Docente no Instituto Federal de Pernambuco, Campus Vitória de Santo Antão. Atua na Educação Básica e no Ensino Superior. Integrante do NUPERES (Núcleo de Pesquisa da Relação ao Saber). Atualmente, pesquisa sobre formação de professores e a relação com o saber.

 

José Dilson Beserra Cavalcanti, Universidade Federal de Pernambuco

Licenciado em Matemática pelo Centro de Ensino Superior de Arcoverde, especialista em Avaliação Educacional pela UFPE e mestre e doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela UFRPE. Desde 1997, atuo como professor, tendo trabalhado no Ensino Fundamental I (rede municipal) e II e no Ensino Médio (rede estadual) até 2005. Desde então, leciona no Ensino Superior Público (UFRPE, UFRB, IFPE e UFPE), em cursos de Graduação, Especialização, Mestrado e Doutorado. Atualmente, é docente da Universidade Federal de Pernambuco, Campus do Agreste. Tem uma extensa produção acadêmica, com aproximadamente cem trabalhos entre livros, capítulos de livros, artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais, comunicações científicas e resumos expandidos publicados em anais de congressos e textos em jornais. Também orientou mais de uma centena de estudantes em diferentes níveis de ensino e foi palestrante em dezenas de eventos nacionais e internacionais.

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Publicado

2024-12-05

Como Citar

Silva, N. M. da, & Cavalcanti, J. D. B. (2024). O currículo formador do professor de física: uma análise das instituições públicas de ensino superior do estado de Pernambuco. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 41(3), 715–744. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2024.e97545

Edição

Seção

Currículo de Ciências/Física