O ensino híbrido da eletricidade utilizando objetos de aprendizagem na engenharia

Lilia Maria Siqueira, Patrícia Lupion Torres

Resumo


Apresentamos uma proposta de hibridização do ensino da Eletricidade na Engenharia, por meio de ambiente virtual de aprendizagem com o uso de objetos de aprendizagem para a veiculação dos conteúdos.A experiência foi realizada com alunos matriculados nos cursos de graduação da Eng. Elétrica e Eng. de Computação da PUCPR, que proporcionou o contato com temas interdisciplinares relacionados ao estudo da eletricidade e com os conteúdos curriculares profissionais. Os Objetos de Aprendizagem foram ancorados em um ambiente educacional virtual próprio da PUCPR, o EUREKA, e freqüentados à distância durante um semestre letivo. Os resultados das avaliações dos alunos permitem afirmar que o estudo por meio dos objetos de aprendizagem disponibilizado no ambiente virtual constituiu-se em um aliado para a aprendizagem.


Palavras-chave


Objetos de aprendizagem; Ensino híbrido; Ensino superior

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2010v27n2p334

 


Cad. Bras. Ens. Fís. UFSC, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons
> > > > >