O ensino híbrido da eletricidade utilizando objetos de aprendizagem na engenharia

Autores

  • Lilia Maria Siqueira Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Patrícia Lupion Torres

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2010v27n2p334

Resumo

Apresentamos uma proposta de hibridização do ensino da Eletricidade na Engenharia, por meio de ambiente virtual de aprendizagem com o uso de objetos de aprendizagem para a veiculação dos conteúdos.A experiência foi realizada com alunos matriculados nos cursos de graduação da Eng. Elétrica e Eng. de Computação da PUCPR, que proporcionou o contato com temas interdisciplinares relacionados ao estudo da eletricidade e com os conteúdos curriculares profissionais. Os Objetos de Aprendizagem foram ancorados em um ambiente educacional virtual próprio da PUCPR, o EUREKA, e freqüentados à distância durante um semestre letivo. Os resultados das avaliações dos alunos permitem afirmar que o estudo por meio dos objetos de aprendizagem disponibilizado no ambiente virtual constituiu-se em um aliado para a aprendizagem.

Biografia do Autor

Lilia Maria Siqueira, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Departamento de Engenharia Elétrica.

Professora da Disciplina de Eletricidade I e II nos Cursos de Eng. Eletrônica e Eng. de Computação

Mestre em Educação

Doutoranda em Mídias na Educação

Patrícia Lupion Torres

Pedagoga

Mestre em educação -PUCPR

Doutora em engenharia de Produção - UFSC

Professora Do programa de Pos graduação em Educação da PUCPR

Downloads

Publicado

2010-09-01

Edição

Seção

Artigos