Professor, por que meu termômetro não funciona?
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2011v28n2p435Resumo
Atualmente é comum encontrar livros didáticos de Ciências, particularmente de Física, que apresentem alguma proposta experimental para ser trabalhada em sala de aula, ou até mesmo fora dela, pelos alunos. Isso se deve muito à importância dada, por pesquisadores e professores, à experimentação no processo de ensino-aprendizagem dessa disciplina. No entanto, usualmente encontramos, nos roteiros sugeridos por esses materiais, problemas que podem comprometer a realização da prática. A decepção com um experimento que não funcionou adequadamente pode levar muitos docentes e estudantes a perderem o interesse por esse tipo de atividade. Neste trabalho, investigamos um guia experimental problemático, o qual sugere a construção de um termômetro de coluna líquida. Após discutirmos seus problemas, fizemos uma otimização do processo apresentando a riqueza que um simples experimento pode trazer se bem conduzido por um roteiro adequado. O objetivo deste trabalho é incentivar professores e futuros docentes a investigarem as razões do mau funcionamento de um experimento, transformando uma circunstância de fracasso em uma rica e prazerosa situação de aprendizagem.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >