Física quântica no ensino médio: o que dizem as pesquisas

André Coelho da Silva, Maria José Pereira Monteiro de Almeida

Resumo


Com o intuito de verificar quais as contribuições da pesquisa em Ensino de Ciências e qual a natureza destas contribuições para que a Física Quântica possa ser trabalhada no Ensino Médio, revisamos artigos científicos que tratam do ensino da Física Quântica nesse nível de ensino. Ao todo, vinte e três trabalhos foram encontrados em periódicos nacionais e internacionais. Montamos cinco categorias a fim de separar os artigos de acordo com seus objetivos. Apesar de terem sido verificadas contribuições de diversas naturezas, apontamos para a necessidade da realização de mais trabalhos a fim de, sobretudo, apoiar o professor de Física do Ensino Médio. Afinal, ele é quem pode, de fato, mediar a inserção da Física Quântica na escola.


Palavras-chave


Física Quântica; Ensino Médio; Revisão Bibliográfica

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2011v28n3p624

 


Cad. Bras. Ens. Fís. UFSC, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons
> > > > >