Localizando pedacinhos do céu: constelações em caixas de suco

Autores

  • Deisy P. Munhoz Departamento de Física – UNESP Rio Claro – SP
  • Alzira C. M. Stein-Barana Departamento de Física – UNESP Rio Claro – SP
  • Cristiane Sommer Leme Departamento de Física – UNESP Rio Claro – SP

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2012v29n1p130

Resumo

A vida urbana, a correria do cotidiano e a poluição luminosa têm contribuído para que as pessoas não olhem mais para o céu noturno, tendo dificuldade de identificar até mesmo a constelação mais comum no hemisfério sul que é o Cruzeiro do Sul. Com o objetivo de incentivar o ensino de Astronomia, mesmo em aulas diurnas e de forma acessível a qualquer escola, é apresentado neste artigo um material lúdico-manipulativo e de baixo custo, que simula a configuração das constelações de modo a torná-las familiar para os alunos, que depois terão a oportunidade de reconhecê-las no firmamento. Busca-se também estimular o olhar para o céu, a identificação de constelações e a aquisição de conhecimentos científicos inerentes ao assunto.

Biografia do Autor

Deisy P. Munhoz, Departamento de Física – UNESP Rio Claro – SP

Alzira C. M. Stein-Barana, Departamento de Física – UNESP Rio Claro – SP

Cristiane Sommer Leme, Departamento de Física – UNESP Rio Claro – SP

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Publicado

2012-04-17

Como Citar

P. Munhoz, D., Stein-Barana, A. C. M., & Leme, C. S. (2012). Localizando pedacinhos do céu: constelações em caixas de suco. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 29(1), 130–144. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2012v29n1p130

Edição

Seção

Atividades experimentais no ensino de Física