Tensão e cargas superficiais – o que Wilhelm Weber já sabia há 150 anos
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2012v29n3p1015Resumo
É apresentada uma descrição qualitativa da voltagem elétrica em termos da existência de cargas superficiais, antes de se introduzir a definição abstrata de “habilidade de realizar trabalho por uma fonte de energia” ou a definição quantitativa com “energia por unidade de carga”. Essas cargas superficiais e os campos elétricos associados a elas podem ser demonstradas experimentalmente e fornecem uma explicação causal dos processos e das leis que precisam ser compreendidos e aprendidos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >