Determinação experimental da constante de Planck pela observação da corrente de descarga de um capacitor
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2015v32n3p824Resumo
Neste artigo nós apresentamos um método experimental para a determinação da constante de Planck, baseado na medição da corrente de descarga de um capacitor sobre um LED, sem o uso de resistores. Para tanto, utilizamos um capacitor ligado em paralelo a um LED e observamos a tensão no capacitor durante sua descarga juntamente com a corrente que passa através do amperímetro, ligado em série ao LED. No instante em que a corrente torna-se zero, a tensão aplicada sobre o LED corresponde à tensão de corte, pela qual podemos determinar a constante de Planck. Além disso, nós discutimos alguns conceitos importantes a respeito dos aspectos quânticos do funcionamento do LED e apresentamos os resultados obtidos a partir desta metodologia, com algumas discussões.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >