Aparato experimental para o ensino de tópicos da eletrostática: o eletroscópio com transistor de efeito de campo
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2017v34n1p298Resumo
Os laboratórios escolares tradicionais carecem de experimentos que possam identificar claramente muitos dos fenômenos presentes no estudo da eletrostática. Este trabalho tem como proposta a inserção de um novo tipo de aparato experimental simples para o ensino de tópicos desta área da física, consistindo em uma versão de eletroscópio que utiliza o transistor de efeito de campo para a detecção de cargas elétricas provenientes de corpos eletrizados. É feita uma explanação sobre os princípios que tornam este tipo de transistor um dispositivo eficaz devido à sua alta sensibilidade aos campos eletrostáticos, além de uma análise sobre a utilidade deste projeto para a visualização de muitos fenômenos peculiares, como a polarização e a indução. Com base nisso, propomos algumas atividades simples que podem ser realizadas em sala de aula a fim de envolver os alunos nos conteúdos iniciais da eletrostática. Temos a perspectiva de que essa forma de ensino associada à experimentação e demonstração dos fenômenos em sala de aula possa promover uma melhor aprendizagem destes conceitos por parte dos alunos, demonstrando a utilidade da experimentação para o ensino de eletrostática.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >