Publicações sobre o ensino de Física Moderna: relações construídas entre Artes e Física

Aline dos Santos Silva, José Claudio de Oliveira Reis, Sheila Cristina Ribeiro Rego

Resumo


A disciplina de Física ser considerada como uma das mais difíceis em relação à compreensão por parte dos alunos não é novidade em pesquisas educacionais. Essa dificuldade é ampliada quando a Física Moderna entra em cena, devido ao seu elevado grau de abstração. Relacionar a Arte com a Física se mostra como uma boa alternativa para esse problema. Com a intenção de compreender mais sobre a conexão entre Artes e Física, realizamos uma pesquisa bibliográfica a fim de verificar de que modo elas podem se relacionar no ensino de Física Moderna, constatando que, na maioria dos casos, a Arte é utilizada como ferramenta facilitadora no ensino dos conceitos presentes na Física Moderna.


Palavras-chave


Física Moderna; Arte; Ensino de Física

Texto completo:

PDF/A

Referências


ALCANTARA, M. C.; BRAGA, M.; COSTA, M. F. S. Espelhos, lentes e pintura: Uma proposta de atividade baseada na obra de David Hockney. Física na Escola, v. 15, n. 1, 2017.

ANDRADE, R. R. D. de; NASCIMENTO, R. S.; GERMANO, M. G. Influências da teoria da relatividade na obra de Salvador Dalí. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, XVI, 2005, Rio de Janeiro. Atas...

ANDRADE, R. R. D. de; NASCIMENTO, R. S.; GERMANO, M. G. Influências da Física moderna na obra de Salvador Dalí. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 24, n. 3, p. 400-423, dez. 2007.

BARBOSA-LIMA, M. C.; QUEIROZ, G.; SANTIAGO, R. Ciência e arte: Vermeer, Huygens e Leeuwenhoek. Física na Escola, v. 8, n. 2, 2007.

BARJA, P. R. Poesia e física: multiplicando a beleza das coisas. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, XX, 2013, São Paulo. Atas...

CACHAPUZ, A. F. Arte e Ciência no ensino das ciências. Interacções, n. 31, p. 95-106, 2014.

CARUSO, F.; FREITAS, N. de. Física Moderna no Ensino Médio: o espaço-tempo de Einstein em tirinhas. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 26, n. 2, p. 355-366, ago. 2009.

CARVALHO, S. H. M. de; ZANETIC, J. Ciência e Arte, Razão e Imaginação: um projeto de ensino de física moderna para alunos do ensino médio. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, XVI, 2005, Rio de Janeiro. Atas...

EICHLER, T. Z. N.; EICHLER, M. L. A rede social Pinterest e a curadoria na educação científica: O exemplo do surrealismo de Dalí. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, XI, 2017, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. Atas...

FERNANDES, R. F. A. M.; PIRES, F. F.; FORATO, T. C. M.; SILVA, J. A. da Pinturas de Salvador Dalí para introduzir conceitos de Mecânica Quântica no Ensino Médio. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 34, n. 2, p. 509-529, ago. 2017.

GALILI, I. On the Power of Fine Arts Pictorial Imagery in Science Education. Science & Education, v. 22, p. 1911-1938, 2013.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Editora Atlas S. A., 2002. 176 p.

GOMES, E. F.; PIASSI, L. P.; FERNANDES, J. Perspectivas socioculturais no uso da canção no ensino de física: utilizando o rock para debater questões inerentes às missões espaciais e aos paradoxos temporais. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, XX, 2013, São Paulo.

GOMES, E. F.; PIASSI, L. P. C. Ciência, mídia e educação: possíveis confluências no ensino de física. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, XXI, 2015, Uberlândia.

GOMES, T. C.; GIORGI, C. A. G. Di; RABONI, P. C. A. Física e pintura: dimensões de uma relação e suas potencialidades no ensino de física. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 33, n. 4, p. 4402, 2011.

GUERRA, A.; BRAGA, M.; REIS, J. C. Teoria da relatividade restrita e geral no programa de mecânica do ensino médio: uma possível abordagem. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 29, n. 4, p. 575-583, 2007.

MACHADO, D.I.; NARDI, R. Avaliação do ensino e aprendizagem de física moderna e contemporânea no ensino médio. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, IV, 2003, Toledo, PR.

MENEZES, A. M. S.; MORAES, A. G. Física e Literatura: intersecções possíveis em sala de aula. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, XVIII, 2009, Vitória, ES.

MONTEIRO, M.A.; NARDI, R.; BASTOS FILHO, J.B. Dificuldades dos professores em introduzir a física moderna no ensino médio: a necessidade de superação da racionalidade técnica nos processos formativos. In: NARDI, R. (Org). Ensino de ciências e matemática, I: temas sobre a formação de professores. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. 258 p. Disponível em: . Acesso em: 03 jul. 2018.

NORY, R. M.; ZANETIC, J. O teatro e a física: a cena que não entra em sala. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, XVI, 2005, Rio de Janeiro.

NUNES, A. L.; TEIXEIRA, G. A. Ciência e Arte: Razão e Sensibilidade. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, XVII, 2007, São Luís, MA.

OLIVEIRA, F. F. de; VIANNA, D. M.; GERBASSI, R.S. Física moderna no ensino médio: o que dizem os professores. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 29, n. 3, p. 447-454, 2007.

OLIVEIRA, L. M. Estabelecendo o diálogo entre as duas culturas: imaginação e criatividade aliadas ao ensino de física. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, XXI, 2015, Uberlândia, MG.

OLIVEIRA, L. M.; GOMES, M. L. A. Einstein e a Relatividade entram em cena: diálogos sobre o teatro na escola e um ensino de Física criativo. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 33, n. 3, p. 943-961, dez. 2016.

PINTO, A. C.; ZANETIC, J. É possível levar a Física Quântica para o Ensino Médio? Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 16, n. 1, p. 7-34, abr. 1999.

RAMOS, J. E. F.; PIASSI, L. P. O insólito e a física moderna: interfaces didáticas do conto fantástico. Ciência e Educação, Bauru, v. 23, n. 1, p. 163-180, 2017.

REIS, J. C.; GUERRA, A.; BRAGA, M. Ciência e arte: relações improváveis? História, Ciências, Saúde – Manguinhos, v. 13, (suplemento), p. 71-87, outubro 2006.

RICARDO, E. C.; FREIRE, J. C. A. A concepção dos alunos sobre a física do ensino médio: um estudo exploratório. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 29, n. 2, p. 251-266, 2007.

ROSSI, P. Coisas jamais vistas. In: ROSSI, P. (Org). O nascimento da Ciência Moderna na Europa. São Paulo: EDUSC, 2001.

SANTOS, G. L.; TEIXEIRA, R. R. P. Ciência, cinema e macacos. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, XX, 2013, São Paulo.

SNOW, C. P. As duas culturas e uma segunda leitura. São Paulo: Edusp, 1995. 128 p.

SOUZA, A. R. de; NEVES, L. A. S. O livro paradidático no ensino de Física – uma análise fabular, científica e metafórica da obra Alice no País do Quantum: A Física Quântica ao alcance de todos. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 33, n. 3, p. 1145-1160, dez. 2016.

ZANETIC, J. Física e Arte: uma ponte entre duas culturas. Pro-Posições, v. 17, n. 1. p. 49, jan./abr. 2006.




DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2019v36n2p366

 


Cad. Bras. Ens. Fís. UFSC, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons
> > > > >