Análise comparativa dos modelos usados como ferramenta metodológica nas pesquisas sobre o Conhecimento Pedagógico de Conteúdo (PCK) de professores de Física no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n1p79Resumo
A base de conhecimento de professores vem sendo objeto de pesquisas, em diversas áreas da educação, ao longo de muitas décadas, sendo abordada por diferentes perspectivas teóricas e autores, dentre os quais o conceito introduzido por Lee Shulman (1986; 1987), Conhecimento Pedagógico de Conteúdo (PCK), é o foco deste artigo. Mesmo com a longevidade do tema PCK, as bases teóricas e metodológicas usadas nestas investigações são dispersas, não há consenso quanto a conceitos, terminologia, abrangência e componentes dos modelos adotados para estudo do conhecimento de professores. Com o objetivo de identificar as diferentes visões sobre o conhecimento de professores de Física, presentes nos modelos apoiados na base teórica do PCK e adotados na condução de pesquisas em Ensino de Física, foi conduzida uma revisão sistemática da literatura para identificação dos modelos nelas adotados. Após a identificação destes, fez-se um estudo aprofundado das referências originais de cada modelo, para então proceder-se a análise comparativa com intuito de identificar suas similaridades, divergências e lacunas. Esta análise aponta que, em sua maioria, os modelos adotados para estudo do conhecimento de professores de Física, contemplam, para caracterização da base de conhecimento de professores, os mesmos Componentes. Porém, há divergências conceituais sobre a formação e desenvolvimento destes conhecimentos, assim como diferem as delimitações da abrangência de cada modelo. Percebe-se também, pela evolução temporal dos modelos adotados, que há uma tendência à especialização na modelagem dos conhecimentos de professores de Física.
Referências
ADÚRIZ–BRAVO, A. Pensar la enseñanza de la física en términos de “competencias”. Revista de Enseñanza de la Física, n. 2, p. 21-31, dez. 2017.
BALL, D. L.; THAMES, M. H.; PHELPS, G. Content Knowledge for Teaching: What Makes It Special? Journal of teacher education, v. 59, n. 5, p. 389-407, 2008.
BERRY, A.; FRIEDRICHSEN, P.; LOUGHRAN, J. Preface. In: BERRY, A.; FRIEDRICHSEN, P.; LOUGHRAN, J. (Ed.). Re-examining pedagogical content knowledge in science education: Routledge, 2015. p.ix - x. ISBN 1317564650.
BRINES, A. B.; SOLAZ, J. J.; SANJOSÉ, V. Estudio exploratorio comparativo del conocimiento didáctico del contenido sobre pilas galvánicas de profesores de secundaria en ejercicio y en formación. Enseñanza de las Ciencias: revista de investigación y experiencias didácticas, v. 34, n. 2, p. 0107-127, 2016. ISSN 2174-6486.
CARRILLO, J. CLIMENT, N.; CONTRERAS, L. C.; MONTES, M. A.; ESCUDERO-ÁVILA, D.; FLORES-MEDRANO, E. Un marco teórico para el conocimiento especializado del professor de matemáticas. Universidad de Huelva Publicaciones, 2014.
CHAN, K. K. H.; ROLLNICK, M.; GESS-NEWSOME, J. A Grand Rubric for Measuring Science Teachers’ Pedagogical Content Knowledge. In: (Ed.). Repositioning Pedagogical Content Knowledge in Teachers’ Knowledge for Teaching Science: Springer, 2019. p.251-269.
CINDRA, J. L.; TEIXEIRA, O. P. B. A evolução das idéias relacionadas aos fenômenos térmicos e elétricos: Algumas similaridades. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 22, n. 3, p. 379-399, dez. 2005. ISSN 2175-7941.
CLEBSCH, A. B. Construção dos saberes docentes na formação do licenciando em Física. 2018. 420 pf. Tese (Doutorado em Educação Cientifica e Tecnológica) - Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.
COELHO, S. M.; NUNES, A. D.; WIEHE, L. C. N. Formação continuada de professores numa visão construtivista: contextos didáticos, estratégias e formas de aprendizagem no ensino experimental de Física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 25, n. 1, p. 7-34, abr. 2008. ISSN 2175-7941.
CORDEIRO, M. D.; PEDUZZI, L. O. Q. Consequências das descontextualizações em um livro didático: uma análise do tema radioatividade. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 35, p. 1-11, 2013. ISSN 1806-1117.
CORRÊA FILHO, J. A.; PACCA, J. L. A. Relatos de aulas de ótica no Ensino Médio: o quê eles nos revelam sobre a atuação do professor? Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 28, n. 2, p. 297-324, ago. 2011. ISSN 2175-7941.
CORTES JUNIOR, L. P.; SÁ, L. P. Conhecimento Pedagógico do Conteúdo no Contexto da Educação Ambiental: Uma Experiência com Mestrandos em Ensino de Ciências. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 19, 2017. ISSN 1983-2117.
CUNHA, A. M. Saberes experienciais e estágio investigativo na formação de professores de física. 2013. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo.
CUNHA, L. D. S. O Conhecimento Pedagógico do Conteúdo de licenciandos em Física numa proposta realizada através da parceria universidade-escola. 2017. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências). Programa de pós-graduação em Educação em Ciências, Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2017.
FAVRETTO, T. F. Ciências nos Anos Iniciais: Uma Investigação das Manifestações do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo Sobre o Conceito de Energia. 2018. 191 f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica). Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2018.
FERNANDEZ, C. PCK-Conhecimento Pedagógico do Conteúdo: perspectivas e possibilidades para a formação de professores. Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 8, p. 1-12, 2011.
GAUTHIER, C. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Unijuí, 1998.
GESS-NEWSOME, J. Pedagogical content knowledge: An introduction and orientation. In: (Ed.). Examining pedagogical content knowledge: Springer, 1999. p. 3-17.
GESS-NEWSOME, J.; CARLSON, J. An international perspective on pedagogical content knowledge. The Association for Science Teacher Education Conference, Charleston, SC, 2013a.
GESS-NEWSOME, J.; CARLSON, J. The PCK summit consensus model and definition of pedagogical content knowledge. Symposium “Reports from the Pedagogical Content Knowledge (PCK) Summit”, ESERA Conference, 2013b.
GIMÉNEZ, J.; LÓPEZ, J.; AMADOR-RODRÍGUEZ, R.; MEINARDI, E. Representaciones de las prácticas de laboratorio en profesores en ejercicio. Revista de Enseñanza de la Física, n. extra, p. 259-267, nov. 2015.
GOES, L. F. D. Conhecimento Pedagógico do Conteúdo: Estado da Arte no campo da Educação e no Ensino de Química. 2014. 155f. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Física, Instituto de Química, Instituto de Biociências, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo.
HARDEM, A.; GOUGH, D. Quality and relevance appraisal. In: GOUGH, D.; OLIVER, S.; THOMAS, J. An introduction to systematic reviews. London: Sage, 2012. p. 153-178.
JUSTI, R.; CHAMIZO GERRERO, J. A.; GARCÍA FRANCO, A.; FIGUEIRÊDO, K. L. Experiencias de formación de profesores latinoamericanos de ciencias sobre modelos y modelaje. Enseñanza de las Ciencias. Revista de investigación y experiencias didácticas, v. 29, n. 3, p. 413-426, nov. 2011.
KIND, V. Pedagogical content knowledge in science education: perspectives and potential for progress. Studies in science education, v. 45, n. 2, p. 169-204. 2009. ISSN 0305-7267.
LESCANO, A. J.; SÁNCHEZ, G. H.; LORENZO, M. G. Desarrollo del conocimiento profesional docente sobre espectroscopía durante un proceso de investigación-acción. Revista de Enseñanza de la Física, v. 30, n. Extra, p. 127-134, Nov. 2018. ISSN 2451-6007.
LIMA, S. S. Conhecimento Especializado de Professores de Física: Uma proposta de Modelo Teórico. 2018. 144 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Programa de Pós-graduação em Ensino, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias do Estado de Mato Grosso, Cuiabá.
LUÍS, M.; MONTEIRO, R.; CARRILLO, J. Conhecimento Especializado do Professor para Ensinar Ciências. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2015, Lisboa, Portugal. Anais... APEduC. p. 1-6.
MAGNUSSON, S.; KRAJCIK, J.; BORKO, H. Nature, sources, and development of pedagogical content knowledge for science teaching. In: (Ed.). Examining pedagogical content knowledge: Springer, 1999. p. 95-132.
MARCELO, C.; YOT, C.; PERERA, V. H. El conocimiento tecnológico y tecnopedagógico en la enseñanza de las ciencias en la universidad. Un estudio descriptivo. Enseñanza de las ciencias: revista de investigación y experiencias didácticas, v. 34, n. 2, p. 67-86, 2016 2016. ISSN 2174-6486.
MARTINS, A. F. P. História e Filosofia da Ciência no ensino: Há muitas pedras nesse caminho. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 24, n. 1, p. 112-131, abr. 2008. ISSN 2175-7941.
MELO, L.; CAÑADA, F. Emociones que emergen durante el análisis del conocimiento didáctico del contenido sobre el campo eléctrico. Ciência & Educação, v. 24, p. 57-70, 2018. ISSN 1516-7313.
MELO, L.; CAÑADA, F.; DÍAZ, M. Formación continua del profesorado de Física a través del conocimiento didáctico del contenido sobre el campo eléctrico en Bachillerato: un caso de estudio. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 34, n. 1, p. 131-151, 2017. ISSN 2175-7941.
MORANDI, M. I. W. M.; CAMARGO, L. F. R. Revisão sistemática da literatura. In: DRESCH, A.; LACERDA, D. P.; ANTUNES JÚNIOR, J. A. V. (Ed.). Design science research: método de pesquisa para avanço da ciência e tecnologia. Porto Alegre: Bookman, 2015. cap. 6, p.141-172.
MORIEL JUNIOR, J. G.; WIELEWSKI, G. D. Base de conhecimento de professores de matemática: do genérico ao especializado. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, v. 18, n. 2, p. 126-133, 2017. ISSN 2447-8733.
NÓVOA, A. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, v. 47, n. 166, p. 1106-1133, dez. 2017. ISSN 0100-1574.
PENA, F. L. A. Sobre a presença do Projeto Harvard no sistema educacional brasileiro. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 34, p. 1-4, 2012. ISSN 1806-1117.
PIRATELO, M. V. M.; PASSOS, M. M.; ARRUDA, S. D. M. Um estudo a respeito das evidências de aprendizado docente no PIBID da Licenciatura em Física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 31, n. 3, p. 493-517, dez. 2014. ISSN 2175-7941.
ROCHA, A.; ROA, M.; STOESSEL, A. F. Estudios sobre el profesor. Análisis de un caso en la enseñanza universitaria en ingeniería. Revista de Enseñanza de la Física, n. extra, p. 129-138, nov. 2017.
ROLLNICK, M.; BENNETT, J.; RHEMTULA, M.; DHARSEY, N.; NDLOVU, T. The place of subject matter knowledge in pedagogical content knowledge: A case study of South African teachers teaching the amount of substance and chemical equilibrium. International Journal of Science Education, v. 30, n. 10, p. 1365-1387, 2008. ISSN 0950-0693.
ROMANOWSKI, J. P.; SILVA, P. J. D. A Formação pedagógica no curso de licenciatura em física: articulação entre os campos do conhecimento. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 20, 2018. ISSN 1983-2117.
RONCANCIO, J. D. R. Tendencias en investigación en el Conocimiento Pedagógico de Contenido de profesores de física en formación inicial. Revista de Enseñanza de la Física, n. 1 e 2, p. 7-19, 2010.
SANTOS, C. A. B. D.; CURI, E. A formação dos professores que ensinam física no ensino médio. Ciência & Educação, v. 18, p. 837-849, 2012. ISSN 1516-7313.
SCHEIN, Z. P.; COELHO, S. M. O papel do questionamento: intervenções do professor e do aluno na construção do conhecimento. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 23, n. 1, p. 27-55, abr. 2008. ISSN 2175-7941.
SHULMAN, L. Those who understand: Knowledge growth in teaching. Educational researcher, v. 15, n. 2, p. 4-14, 1986. ISSN 0013-189X.
SHULMAN, L. Knowledge and teaching: Foundations of the new reform. Harvard educational review, v. 57, n. 1, p. 1-23, 1987. ISSN 0017-8055.
SHULMAN, L. The signature pedagogies of the professions of law, medicine, engineering, and the clergy: Potential lessons for the education of teachers. Talk Delivered at the Math Science Partnerships (MSP) Workshop:“Teacher Education for Effective Teaching and Learning” Hosted by the National Research Council’s Center for Education February, 2005. p.6-8.
SHULMAN, L. Its genesis and exodus. In: BERRY, A.; FRIEDRICHSEN, P.; LOUGHRAN, J. (Ed.). Re-examining pedagogical content knowledge in science education: Routledge, 2015. cap. 1, p. 3-13. ISBN 1317564650.
SILVA, B. V. D. C. O desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo referente à temática natureza da ciência na formação inicial de professores de Física. 2017. 289 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal.
SILVA, B. V. D. C.; MARTINS, A. F. P. Uma proposta para avaliação do desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo de futuros professores de Física acerca da temática Natureza da Ciência. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 35, n. 2, p. 389-413, ago. 2018. ISSN 2175-7941.
SILVA, J. B. D.; SALES, G. L.; ALVES, F. R. V. Didática da Física: uma análise de seus elementos de natureza epistemológica, cognitiva e metodológica. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 35, n. 1, p. 20-41, abr. 2018. ISSN 2175-7941.
SOARES, S. T. C. Conhecimento Especializado de Professores de Química – CTSK: Proposta de Modelo Teórico. 2019. 88 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Cuiabá.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Editora Vozes Limitada, 2010. p. ISBN 8532644287.
TESTONI, L.A. Caminhos Criativos e Elaboração de Conhecimentos Pedagógicos de Conteúdo na Formação Inicial do Professor de Física. 2013. 293 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo.
VIEIRA, R. D.; MELO, V. F. D.; BERNARDO, J. R. D. R. Os procedimentos discursivos didáticos como saberes experienciais exemplares de um formador de professores de física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 31, n. 2, p. 289-305, ago. 2014. ISSN 2175-7941.
ZIMERMANN, E.; BERTANI, J. A. Um novo olhar sobre os cursos de formação de professores. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 20, n. 1, p. 43-62, abr. 2003. ISSN 2175-7941.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >