Análise comparativa dos modelos usados como ferramenta metodológica nas pesquisas sobre o Conhecimento Pedagógico de Conteúdo (PCK) de professores de Física no Brasil

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DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n1p79

Resumo

A base de conhecimento de professores vem sendo objeto de pesquisas, em diversas áreas da educação, ao longo de muitas décadas, sendo abordada por diferentes perspectivas teóricas e autores, dentre os quais o conceito introduzido por Lee Shulman (1986; 1987), Conhecimento Pedagógico de Conteúdo (PCK), é o foco deste artigo. Mesmo com a longevidade do tema PCK, as bases teóricas e metodológicas usadas nestas investigações são dispersas, não há consenso quanto a conceitos, terminologia, abrangência e componentes dos modelos adotados para estudo do conhecimento de professores. Com o objetivo de identificar as diferentes visões sobre o conhecimento de professores de Física, presentes nos modelos apoiados na base teórica do PCK e adotados na condução de pesquisas em Ensino de Física, foi conduzida uma revisão sistemática da literatura para identificação dos modelos nelas adotados. Após a identificação destes, fez-se um estudo aprofundado das referências originais de cada modelo, para então proceder-se a análise comparativa com intuito de identificar suas similaridades, divergências e lacunas. Esta análise aponta que, em sua maioria, os modelos adotados para estudo do conhecimento de professores de Física, contemplam, para caracterização da base de conhecimento de professores, os mesmos Componentes. Porém, há divergências conceituais sobre a formação e desenvolvimento destes conhecimentos, assim como diferem as delimitações da abrangência de cada modelo. Percebe-se também, pela evolução temporal dos modelos adotados, que há uma tendência à especialização na modelagem dos conhecimentos de professores de Física.

Biografia do Autor

Stela Silva Lima, Instituto Federal de Mato Grosso

Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática (REAMEC), Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) no Campus Cuiabá, Instituto Federal de Mato Grosso.

Marta Maria Pontin Darsie, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutora em Educação, Professora Titular no Campus Cuiabá, Universidade Federal de Mato Grosso.

Geison Jader Mello, Instituto Federal da Mato Grosso

Doutor em Física Ambiental, Professor do  Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) no Campus Cuiabá, Instituto Federal de Mato Grosso.

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Publicado

2020-04-06

Como Citar

Lima, S. S., Darsie, M. M. P., & Mello, G. J. (2020). Análise comparativa dos modelos usados como ferramenta metodológica nas pesquisas sobre o Conhecimento Pedagógico de Conteúdo (PCK) de professores de Física no Brasil. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 37(1), 79–104. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n1p79

Edição

Seção

Pesquisa em Ensino de Física