A ficção científica de Júlio Verne e o ensino de Física: uma análise de “Vinte Mil Léguas Submarinas”

Autores

  • Júlio César David Ferreira Doutorando em Educação Programa de Pós-Graduação em Educação – UFPR
  • Paulo César de Almeida Raboni Departamento de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação Faculdade de Ciências e Tecnologia – UNESP

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2013v30n1p84

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre a obra literária de Júlio Verne no contexto do ensino de conceitos científicos. No livro “Vinte Mil Léguas Submarinas”, tomando Bakhtin como referencial de análise, encontramos uma sistematização e intencionalidade de ensinar conceitos por parte de Verne. Notamos uma proximidade entre as situações descritas pelo autor e os enunciados de fenômenos físicos típicos de livros didáticos do Ensino Médio, com algumas diferenças: a riqueza e complexidade das narrativas de Verne, com enredos que tornam os conceitos científicos altamente contextualizados e que ampliam as possibilidades de compreensão do leitor. Nesse sentido, a aproximação de diferentes gêneros discursivos possibilita o surgimento dos interdiscursos que a leitura pode produzir, ou, trazendo para o contexto do ensino de física, na literatura de Verne encontramos diversos pontos de apoio para a compreensão do conhecimento científico presente no discurso escolar.

Biografia do Autor

Júlio César David Ferreira, Doutorando em Educação Programa de Pós-Graduação em Educação – UFPR

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007) e mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2011). É doutorando em Educação no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Paraná. Atua principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino de física, linguagem e ensino de ciências.

Paulo César de Almeida Raboni, Departamento de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação Faculdade de Ciências e Tecnologia – UNESP

Possui graduação em Licenciatura Em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1986), mestrado (1993) e doutorado (2002) em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professor assistente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita, Campus de Presidente Prudente, nos cursos de Pedagogia e Licenciatura em Física, e no programa de Pós-Graduação em Educação (Linha de Pesquisa: Práticas Educativas na Formação de Professores). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino de física, ensino de ciências, uso de atividades práticas, da linguagem e da argumentação no ensino.

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Publicado

2013-04-15

Como Citar

Ferreira, J. C. D., & Raboni, P. C. de A. (2013). A ficção científica de Júlio Verne e o ensino de Física: uma análise de “Vinte Mil Léguas Submarinas”. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 30(1), 84–103. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2013v30n1p84

Edição

Seção

Pesquisa em Ensino de Física