Arquimedes e a Lei da Alavanca: erros conceituais em livros didáticos

Autores

  • Henrique Bezerra Cardoso UERN - Rio Grande do Norte
  • Paulo de Tarso Cavalcante Freire UFC - Ceará
  • Josué Mendes Filho UFC - Ceará

Resumo

A análise do livro didático há algum tempo vem tendo destaque nas publicações em revistas dedicadas ao ensino de Ciências. Erros conceituais, figuras ambíguas, experimentos inadequadamente sugeridos (por não funcionar ou trazer perigos ao estudante), entre outros, ainda são bastante comuns. Partindo do estudo do trabalho de Arquimedes Sobre o equilíbrio dos planos ou os centros de gravidade dos planos livro I , apresentamos uma tradução comentada e, tendo-a como ponto de partida, realizamos uma análise sobre a forma de como é abordado esse assunto nos livros didáticos de Física e de Ciências. Nossa investigação mostrou a existência de diversas inconsistências conceituais nos livros avaliados.

Biografia do Autor

Henrique Bezerra Cardoso, UERN - Rio Grande do Norte

Graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Federal do Ceará (2000), graduação em Licenciatura em Fisica pela Universidade Federal do Ceará (2000) e mestrado em Física ( com dissertação em ensino de Física) pela Universidade Federal do Ceará (2003).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Paulo de Tarso Cavalcante Freire, UFC - Ceará

Bacharelado em Física pela Universidade Federal do Ceará (1987), Mestrado em Física pela Universidade Federal do Ceará (1991) e Doutorado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1995).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Josué Mendes Filho, UFC - Ceará

Bacharelado Em Física pela Universidade Federal do Ceará (1967), mestrado em Física pela Universidade de Brasília (1973) e doutorado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1984).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2008-09-02

Como Citar

Cardoso, H. B., Freire, P. de T. C., & Mendes Filho, J. (2008). Arquimedes e a Lei da Alavanca: erros conceituais em livros didáticos. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 23(2), 218–237. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6276

Edição

Seção

Artigos