Relatividade Restrita com o auxílio de diagramas

Autores

  • Ricardo Paupitz Barbosa dos Santos UEM - Paraná

Resumo

Apresentamos neste trabalho alguns diagramas que podem ser úteis como recursos auxiliares para o professor quando for explicar alguns dos aspectos mais importantes da Teoria da Relatividade Restrita para alunos de ensino médio ou mesmo de primeiro ano de cursos de graduação. Tais diagramas podem ser usados para construir instrumentos simples para demonstrar efeitos como a dilatação do tempo ou a contração espacial. Propomos uma construção com um pêndulo equivalente para demonstrar a diferença no avanço do tempo entre dois sistemas de referência: o primeiro em repouso em relação ao observador e o segundo em movimento em relação ao mesmo observador.

Biografia do Autor

Ricardo Paupitz Barbosa dos Santos, UEM - Paraná

Graduação em Física (Bacharelado) pela Universidade Estadual de Campinas (1995), mestrado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (2002).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2008-09-02

Como Citar

Santos, R. P. B. dos. (2008). Relatividade Restrita com o auxílio de diagramas. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 23(2), 238–246. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6277

Edição

Seção

Artigos