A análise do efeito estufa em textos paradidáticos e periódicos jornalísticos

Autores

  • Maria Emília Rehder Xavier USP - São Paulo
  • Américo Sansigolo Kerr USP - São Paulo

Resumo

Neste trabalho, analisou-se o tratamento dado ao Efeito Estufa em revistas e jornais não científicos de grande circulação e em livros para-didáticos. Foram discutidas falhas encontradas nesses textos e como elas podem afetar a formação dos conceitos sobre essa questão nos alunos e na população em geral. A grande maioria dos textos jornalísticos analisados apresentou um tratamento inadequado do Efeito Estufa e sua relação com mudanças climáticas globais. Mostraram-se permeados por uma visão catastrofista, causada pela confusão entre o que é o efeito principal e o que são suas variações, carecendo de rigor científico no tratamento do assunto. Um tema como esse que pode afetar profundamente a vida do ser humano e a habitabilidade do nosso planeta deveria ser tratado dentro dos bons padrões da divulgação científica. Os livros paradidáticos analisados mostraram-se mais coerentes com as abordagens e hipóteses desenvolvidas pela comunidade científica, mas ainda assim alguns autores deixaram lacunas significativas ao tratarem do tema. Como esses livros são destinados ao ensino, é importante que sejam formulados com grande cuidado e redobrada atenção. Fez-se, também, uma breve revisão sobre os modelos científicos relacionados ao Efeito Estufa de modo a possibilitar o contraste entre suas elaborações e aqueles conceitos transmitidos pelos textos avaliados. Apresentou-se as variáveis envolvidas neste processo e as possíveis conseqüências que o aumento da quantidade de gases estufa na atmosfera poderá causar ao clima terrestre, bem como as incertezas envolvidas. Cremos que esta discussão possa ser útil em aulas de Física sobre o Efeito Estufa no ensino médio ou como material de apoio aos professores.

Biografia do Autor

Américo Sansigolo Kerr, USP - São Paulo

Graduação em Instituto de Física pela Universidade de São Paulo (1975), mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (1984), doutorado em Meteorologia pela Universidade de São Paulo (1995) e pos-doutorado pelo Istituto Di Cosmo Geofisica Consiglio Nazionalle Delle Riceche (1999).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2004-01-01

Como Citar

Xavier, M. E. R., & Kerr, A. S. (2004). A análise do efeito estufa em textos paradidáticos e periódicos jornalísticos. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 21(3), 325–349. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6423

Edição

Seção

Artigos