Construtivismo e o ensino de ciências: uma avaliação

Autores

  • Michael Matthews University of New South Wales - Austrália

Resumo

Este artigo esboça a influência do construtivismo no ensino contemporâneo de ciências; indica o desenvolvimento constante da teoria construtivista, desde as suas origens como uma teoria de aprendizagem, até a sua maturidade, como uma grande teoria que abarca quase tudo que se refere à epistemologia, à educação e às ciências; documenta a centralidade da epistemologia para o construtivismo e sugere que a sua falha básica advém de seu embasamento ingênuo nas explicações empiricistas sobre o conhecimento; aponta para o dilema da evidência que enfrentam os construtivistas que recorrem à evidência para sustentar a teoria, mas cuja posição exige que a evidência não seja objetiva e independente da teoria; sugere que o vocabulário do construtivismo simplesmente esconde uma porção de trivialidades educacionais e tem mais em comum com um jargão do que com uma teoria desenvolvida; finalmente, sugere que, apesar de todo o tempo e dinheiro empregados na pesquisa construtivista, esta postura teórica oferece muito pouca orientação para os professores que estão em sala de aula procurando ensinar o conteúdo das ciências.

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Publicado

2000-01-01

Como Citar

Matthews, M. (2000). Construtivismo e o ensino de ciências: uma avaliação. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 17(3), 270–294. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6761

Edição

Seção

Artigos