Concepções espontâneas de repouso e movimento de uma pessoa deficiente visual total

Autores

  • Éder Pires de Camargo UNESP - São Paulo
  • Luís Vicente de Andrade Scalvi UNESP - São Paulo
  • Tânia Moron Saes Braga UNESP - São Paulo

Resumo

Enfocou-se a análise das convicções alternativas de repouso e movimento de um sujeito cego, buscando relacioná-las com as convicções de pessoas não cegas, bem como, com os conceitos da Física pré-newtoniana, estabelecidos principalmente por Jean Buridan, durante a Idade Média, e por Aristóteles. Os resultados desse estudo têm demonstrado que o deficiente visual total apresenta convicções acerca de repouso e movimento muito parecidas à de pessoas não cegas. Concepções aristotélicas, como as de lugar natural e de que a todo movimento associa-se uma força, têm se evidenciado como paradigma também para tais indivíduos. Portanto, de acordo com as convicções apresentadas pelo sujeito, a ausência de visão não se mostra fator fundamental na influência no que se refere à natureza das concepções espontâneas de repouso e movimento. Estímulos sensoriais, como audição e tato, e interações sociais com indivíduos videntes participam decisivamente na construção de tais noções.

Biografia do Autor

Éder Pires de Camargo, UNESP - São Paulo

Graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (1995), mestrado em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Bauru (2000), doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2005) e Pós - doutorado em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Bauru (2006).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Luís Vicente de Andrade Scalvi, UNESP - São Paulo

Graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos (1983), mestrado em Física São Carlos pela Universidade de São Paulo (1986) e doutorado em Física São Carlos pela Universidade de São Paulo (1991).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Tânia Moron Saes Braga, UNESP - São Paulo

Graduação em Psicologia pelo Fundacâo Educacional de Bauru (1975) , graduação em Pedagogia pela Faculdades Integradas de Marília (1985) , especialização em Especialização pela Universidade Estadual Paulista - Campus de Marília (1979) , mestrado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1989) e doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1995).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2000-01-01

Como Citar

Camargo, Éder P. de, Scalvi, L. V. de A., & Braga, T. M. S. (2000). Concepções espontâneas de repouso e movimento de uma pessoa deficiente visual total. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 17(3), 307–327. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6763

Edição

Seção

Artigos