O modelo do elétron livre de Drude completa 100 anos

Autores

  • Carlos Ariel Samudio Pérez UPF - Rio grande do Sul

Resumo

A descrição microscópica da condução metálica em termos de um gás de elétrons livres, que se movem através de uma rede de íons positivos relativamente fixos, foi colocada originalmente pelo físico alemão P. Drude em 1900. O modelo do elétron livre, como é conhecido, prediz com bastante sucesso a lei de Ohm e dá uma explicação plausível para a lei empírica de Wiedemann e Franz. Porém, falha na tentativa de interpretar outras propriedades observadas nos metais. O objetivo deste trabalho é apresentar, de forma resumida, as bases que sustentam o modelo do elétron livre e discutir brevemente seus acertos e as suas falhas, como uma forma de comemorar os seus 100 anos.

Biografia do Autor

Carlos Ariel Samudio Pérez, UPF - Rio grande do Sul

Graduação em Licenciatura En Física - Universidad de Panamá (1985), graduação em Profesorado En Física - Universidad de Panamá (1985), mestrado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989) e doutorado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2000-01-01

Como Citar

Pérez, C. A. S. (2000). O modelo do elétron livre de Drude completa 100 anos. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 17(3), 348–359. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6766

Edição

Seção

Artigos