Sentido das forças de atrito e os livros de 8a série

Autores

  • Altair Lorencetti Cunha Centro Universitário são Camilo - Espírito Santo
  • Helena Maria da Silva da Costa Correia Pereira Caldas UFES - Espírito Santo

Resumo

Este trabalho procura colocar em evidência elementos que subsidiem os professores de física, especialmente aqueles do ensino secundário, a apresentar e a definir o sentido das forças de atrito estático e cinético de forma a promover a evolução conceitual nos modos de raciocínio dos seus alunos sobre este fenômeno. Através de uma análise de conteúdo dos livros de ciências da 8a série indicados pelo MEC (Guia do livro didático 1999), quanto ao sentido atribuído às forças de atrito sólido seco (atrito entre sólidos em contato e sem adição de fluido), mostra-se, a partir das concepções de senso comum apresentadas pelos alunos sobre este fenômeno, que a abordagem deste conteúdo específico nos livros analisados não contribui para que o modelo do aluno seja colocado em questão ou, até mesmo, contribui para reforçá-lo.

Biografia do Autor

Altair Lorencetti Cunha, Centro Universitário são Camilo - Espírito Santo

Graduação em Matemática pela Faculdade de Filosofia de Ciências e Letras de Carangola (1995) , graduação em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Alegre (1986) , especialização em Educação Escolar pela Faculdade Espírito Santense de Administração (1992) e mestrado em Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2000).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Helena Maria da Silva da Costa Correia Pereira Caldas, UFES - Espírito Santo

Graduação em Física pela Universidade de Luanda (1974) , especialização em Etudes Approfondues en Didactique (D E A) pela Universite de Paris VII (1990) , mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (1988) e doutorado em Ensino de Física pela Universite de Paris VII (1994).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2000-01-01

Como Citar

Cunha, A. L., & Caldas, H. M. da S. da C. C. P. (2000). Sentido das forças de atrito e os livros de 8a série. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 17(1), 7–21. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6781

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)