As três formas da equilibração: análise do material didático de um curso de eletricidade básica

Autores

  • Orlando Gomes de Aguiar Junior UFMG - Minas Gerais

Resumo

As possibilidades de conduzirem o planejamento e a organização de materiais didáticos segundo uma orientação derivada do construtivismo piagetiano são exemplificadas na análise do material de um curso de eletricidade básica oferecido pelo CECIMIG a professores de Ciências da Rede Estadual de Ensino de MG. Identificamos níveis qualitativamente distintos no desenvolvimento dos conteúdos do ensino tendo como referência as etapas INTRA, INTER E TRANS propostas por Piaget e Garcia (1987) e as três formas de equilibração que regulam, em última instância tais ultrapassagens (Piaget, 1976). As atividades propostas pelo material utilizado nesse curso pretendem promover mudanças conceituais progressivas relativas aos níveis de entendimento assim identificados.

Biografia do Autor

Orlando Gomes de Aguiar Junior, UFMG - Minas Gerais

Graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1984), mestrado em Tecnologia pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (1995), doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001) e pós-doutorado em educação em ciências na Universidade de Leeds, Inglaterra (2004).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

1999-01-01

Como Citar

Junior, O. G. de A. (1999). As três formas da equilibração: análise do material didático de um curso de eletricidade básica. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 16(1), 72–91. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6877

Edição

Seção

Artigos