As três formas da equilibração: análise do material didático de um curso de eletricidade básica
Resumo
As possibilidades de conduzirem o planejamento e a organização de materiais didáticos segundo uma orientação derivada do construtivismo piagetiano são exemplificadas na análise do material de um curso de eletricidade básica oferecido pelo CECIMIG a professores de Ciências da Rede Estadual de Ensino de MG. Identificamos níveis qualitativamente distintos no desenvolvimento dos conteúdos do ensino tendo como referência as etapas INTRA, INTER E TRANS propostas por Piaget e Garcia (1987) e as três formas de equilibração que regulam, em última instância tais ultrapassagens (Piaget, 1976). As atividades propostas pelo material utilizado nesse curso pretendem promover mudanças conceituais progressivas relativas aos níveis de entendimento assim identificados.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >