Os conceitos físicos na formação de professores de 1° à 4° séries no curso de pedagogia da Universidade Estadual do ceará

Autores

  • Eloísa Maia Vidal UECE - Ceará
  • Andréa Conceição Moura André FAER - São Paulo
  • Francisco Marcôncio Targino Moura EMFL - Ceará

Resumo

O projeto consiste num estudo de caso com alunos do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará, nos turnos manhã e noite, numa tentativa de investigar o grau de conhecimento de alguns conceitos científicos da área de física, presentes nos conteúdos curriculares de 10 à 40 séries. A amostra escolhida envolveu os 49 alunos regularmente matriculados no segundo semestre de 1996, na disciplina Ensino de Ciências (60h-a) ministrada no último ano do curso. O instrumento adotado para coleta de dados foi o questionário, elaborado com perguntas de cunho teórico e situações-problema, sobre conceitos físicos selecionados de coleções didáticas utilizadas nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Os dados analisados revelam algumas dificuldades que os alunos do curso de Pedagogia apresentam ao lidarem com os conceitos científicos selecionados, mostrando que alguns acertam as questões teóricas e erram as questões relativas às situações-problemas, e outros alunos erram o conceito científico e acertam as questões que envolvem a aplicação daquele conceito. Nos dois casos, evidencia-se a presença de esquemas mentais incompletos ou precários, que não conseguem explicar as situações-problemas que se apresentam, persistindo, em muitos casos, conceitos alternativos não-sistemáticos, e que se igualam epistemologicamente aos conceitos das crianças, colocando o educador numa situação de constrangimento pedagógico, dificultando a ocorrência de mudança conceitual nos educandos.

Biografia do Autor

Eloísa Maia Vidal, UECE - Ceará

Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (1980), graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia de Fortaleza (1989), especialização em Engenharia Biomédica pela Universidade Federal da Paraíba (1982), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1995) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2000).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Andréa Conceição Moura André, FAER - São Paulo

Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (1992), Especialização em Educação Pré-Escolar - Universidade Estadual do Ceará (1994), Mestrado Profissional em Educação Especial pela referida IES.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Francisco Marcôncio Targino Moura, EMFL - Ceará

Graduação em Licenciatura em Ciências pela Universidade Estadual do Ceará (1999) e mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (2006).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

1998-01-01

Como Citar

Vidal, E. M., André, A. C. M., & Moura, F. M. T. (1998). Os conceitos físicos na formação de professores de 1° à 4° séries no curso de pedagogia da Universidade Estadual do ceará. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 15(2), 179–191. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6899

Edição

Seção

Artigos