Aula Experimental de Física: um foco na aprendizagem de competências e habilidades previstas na matriz de referência curricular do Enem

Autores

  • Jonas de Paula Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Doutorando Universidade Federal da Grande Dourados https://orcid.org/0000-0002-2592-7350
  • Shirley Takeco Gobara Universidade Federal de Mato Grosso do Sul https://orcid.org/0000-0002-0336-8199
  • Fernando Pereira Teixeira de Carvalho Secretária de Educação do Estado do Mato Grosso do Sul SED/MS, lotado na Escola Estadual Antônia da Silveira Capilé

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2022.e75627

Resumo

Essa pesquisa tem como objetivo analisar as contribuições de uma atividade experimental na área de circuitos elétricos para aprendizagem dos alunos, em uma escola de ensino médio, considerando as competências e habilidades previstas na matriz de referência do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nessa proposta, questiona-se: quais são os indicativos que evidenciam as contribuições de uma atividade experimental demonstrativa, voltada à aprendizagem de habilidades previstas na matriz de referência curricular do Enem, para mensurar circuitos elétricos de uso cotidiano? A pesquisa foi realizada em uma escola pública da cidade de Dourados/MS, com a participação de vinte alunos e dois professores. A metodologia de análise é qualitativa, levando em conta as propostas de um currículo com foco no ensino de procedimentos, atitudes e conceitos. Os materiais utilizados para a construção do experimento são de baixo custo e possuem vínculo direto com o cotidiano dos alunos. A partir da análise dos dados, percebe-se que a atividade experimental contribuiu com o processo de aprendizagem de conteúdos procedimentais dos referidos alunos.

Biografia do Autor

Jonas de Paula Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Doutorando Universidade Federal da Grande Dourados

Doutorando em Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), possui graduação em Física pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Especialização em Gestão Ambiental em Municípios pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Atualmente, é técnico em Assuntos Educacionais, lotado na Divisão de Avaliação e Monitoramento da Universidade Federal da Grande Dourados e membro da comissão de Heteroidentificação da UFGD. Vinculado à Rede Universitas-BR - PROJETO OBEDUC-CAPES-INEP, que investiga as políticas de expansão, acesso e permanência da educação superior no Brasil. Lecionou no Curso de Física a Distância da UFGD em 2016, ministrando a disciplina de Estágio de Ensino de Física, Física, no Ensino Técnico Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI - e no Ensino Médio (Educação de Jovens e Adultos), na Escola Estadual Abigail Borralho, em Dourados, MS; na Escola Álvaro Martins dos Santos lecionou no Ensino Fundamental e Médio, nas disciplinas de Física, Química e Matemática (Laguna Carapã, MS). Atua principalmente nos seguintes temas: Ensino de Física, Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM, Políticas Públicas Educacionais, Avaliação de Políticas Educacionais e Acesso à Educação Superior.

Shirley Takeco Gobara, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Licenciada em Fisica pela Universidade Federal de São Carlos (1980), fez mestrado em Física na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1984) e em Didactique Des Disciplines Scientifiques na Université Claude Bernarde-Lyon I (1996),  doutorado em Didactique Des Disciplines Scientifiques na Université Claude Bernard-Lyon I (1999) e Pós-doutorado na Univresité Lumière Lyon2 (2010). Professora titular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, vinculada ao Instituto de Física, foi coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências, curso de doutorado, no período de agosto de 2016 a julho de 2019. Atua na graduação no curso de Licenciatura em Física e na pós-graduação no Programa de Pós-Graduação em Educação (mestrado e doutorado) e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (mestrado e doutorado). Desenvolve e orienta pesquisas, principalmente, nas seguintes linhas: ensino de física, formação de professores, informática educativa, construção de conhecimento em Ciências e tecnologia assistiva aplicada à educação(surdos e cegos).

Fernando Pereira Teixeira de Carvalho, Secretária de Educação do Estado do Mato Grosso do Sul SED/MS, lotado na Escola Estadual Antônia da Silveira Capilé

Possui graduação em Física pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2006) e especialização em Metodologia do Ensino de Ciências e Matemática pela Faculdade Educacional da Lapa/PR (2009). Atualmente, é professor concursado em 40 h pela SED/MS, lotado nas Escolas Estaduais Antônia da Silveira Capilé e Vimar Vieira Matos. Atua deste de 2010 no Cursinho Pré-Vestibular da UFGD. Tem experiência como professor do Ensino Médio da Rede Estadual e também como instrutor de Cursos Técnicos no SENAI/MS.

Referências

BOFF, C. A.; BASTOS, R. O.; MELQUIADES, F. L. Práticas experimentais no ensino de física nuclear utilizando material de baixo custo. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 34, n. 1, p. 236-247, abr. 2017.

BOGDAN, R. C; BIKLEN, S. K. Investigação Qualitativa em Educação. Porto/Portugal: Porto, 1994.

BORGES, A. T. Novos Rumos para o laboratório escolar de ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 19, n. 3, p. 291-313, dez. 2002. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6607/6099>. Acesso em: 30 nov. 2021.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Manual de utilização do Sistema de Controle e Produção de Itens para o BNI – Banco Nacional de Itens – do Inep pelos colaboradores das IES selecionadas pelo Edital Inep/DAEB nº 005/2011 Brasília, DF: Inep, 2012.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Portaria Inep 109, de 27de maio de 2009. Estabelece a sistemática para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio no exercício de 2009. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 8 jun. 2009a. Seção 1, p. 14-20. Disponível em: <http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=08/06/2009&jornal=1&pagina=14&totalArquivos=120>. Acesso em: 28 nov. 2021.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Relatório Pedagógico: Enem 2011-2012. Brasília, DF, 2015.

BRASIL. Lei 9394 de 20 de dezembro 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF. 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF. 2018a. Disponível em:

<http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>Acesso em: 30 nov. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. PCN+ Ensino Médio: Orientações Educacionais –Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília, DF, 2002.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria MEC 438, de 28 de maio de 1998. Institui o Exame Nacional do Ensino Médio. Brasília, DF, 1998. Disponível em: <http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/diretrizes_p0178-0181_c.pdf>. Acesso em: 18. jul. 2019.

BRASIL. Presidência da República. Decreto nº 9.432, de 29 de junho de 2018. Regulamenta a Política Nacional de Avaliação e Exames da Educação Básica. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 2 jul. 2018b. Seção 1, p. 1. Disponível em: <http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=02/07/2018&jornal=515&pagina=1&totalArquivos=212>. Acesso em: 11 out. 2019.

CARLOS, P. R. de O. Uma análise do desempenho dos estudantes no exame nacional do ensino médio e as contribuições para o ensino-aprendizagem de Física. 2016. 344f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Física, Universidade Federal de Juiz de Fora. Disponível em: <https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4082>. Acesso em: 30 nov. 2021.

CARVALHO, A. M. P. As práticas experimentais no ensino de física. In: RICARDO, E. C.; SASSERON, L. H.; ABIB, M. L. V. S.; PIETROCOLA, M. Ensino de Física. Brasil: Cengage Learning, 2011.

COLL, C.; POZO, J. I.; SARABIA, B; VALLS, E. Os conteúdos na reforma: Ensino e aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes. Porto Alegre: ArtMed, 2000.

COLL, C.; VALLS, E. A Aprendizagem e o ensino dos procedimentos. In: COLL, C.; POZO, J.I.; SARABIA, B; VALLS, E. Os conteúdos na reforma: Ensino e aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes. Porto Alegre: ArtMed, 2000.

DUARTE, S. E. Física para o ensino médio usando simulações e experimentos de baixo custo: um exemplo abordando dinâmica da rotação. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 29, n. Especial 1, p. 525-542, set. 2012.

GIBIN, G. B.; SOUZA FILHO, M. P. Atividades experimentais investigativas em física e química: uma abordagem para o ensino médio. SP: Ed. LF, 2016. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29nesp1p525/ 22934>. Acesso em: 30 nov. 2021.

INEP diz que banco de questões que caem no Enem está ‘obsoleto’; diretor pediu estudo sobre terceirização. G1, 2021. Disponível em:

<https://g1.globo.com/educacao/enem/2021/noticia/2021/08/25/inep-diz-que-banco-de-questoes-que-caem-no-enem-esta-obsoleto-diretor-pediu-estudo-sobre-terceirizacao.ghtml>. Acesso em: 29 nov. 2021.

MEC admite que nem todas as questões do Enem 2019 foram pré-testadas. Estadão, 2020. Disponível em: link: <https://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,em-nota-tecnica-mec-diz-que-falha-em-5-9-mil-provas-nao-teve-influencia-significativa-nas-demais,70003176368> Acesso em: 29 nov. 2021.

OLIVEIRA, J. P; GOBARA, S. T. O Enem como instrumento de avaliação do Ensino de Física. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA, XVIII, 2020, On line: SBF. Atas... On line, 2020, p. 1618-1625. Disponível em: <http://www1.fisica.org.br/~epef/xviii/images/Anais_XVIII-EPEF.pdf>. Acesso em: 30 nov. 2021.

ORÓ, I. Conhecimentos do meio natural. In: ZABALA, A. Como trabalhar os conteúdos procedimentais em aula. 2. ed. Porto Alegre: ArtMed, 2008.

PERRENOUD, P. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: ArtMed, 2007.

SANTOS, E. I. dos.; PIASSI, L. P. C.; FERREIRA, N. C. Atividades experimentais de baixo custo como estratégia de construção da autonomia de professores de física: uma experiência em formação continuada. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA, IX, 2004, Jaboticatubas, MG. Atas... Jaboticatubas: MG, 2004, p. 1-18.

SILVA, C. S. F.; LOPES JUNIOR, J. A compreensão de competências a partir de modalidades de conteúdos curriculares: um estudo de caso sobre o tema “A diversidade da vida: o desafio da classificação biológica” do Currículo do Estado de São Paulo. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 16, n. 1, p. 57-76, abril. 2016. Disponível em: <https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/issue/view/232>. Acesso em: 13 mai. 2020.

SILVEIRA, F. L.; STILCK, J. F.; BARBOSA, M. C. B. Manifesto sobre a qualidade das questões de Física na Prova de Ciências da Natureza no Exame Nacional de Ensino Médio. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 31, n. 2, p. 473-479, ago. 2014. Disponível em:

<https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2014v31n2p473/27331>. Acesso em: 30 nov. 2021.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

ZABALA, A. Como trabalhar os conteúdos procedimentais em aula. 2. ed. Porto Alegre: ArtMed, 2008.

Downloads

Publicado

2022-04-07

Como Citar

Oliveira, J. de P., Gobara, S. T., & Carvalho, F. P. T. de. (2022). Aula Experimental de Física: um foco na aprendizagem de competências e habilidades previstas na matriz de referência curricular do Enem. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 39(1), 109–132. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2022.e75627

Edição

Seção

Desenvolvimento de materiais educativos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)