Aula Experimental de Física: um foco na aprendizagem de competências e habilidades previstas na matriz de referência curricular do Enem
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2022.e75627Resumo
Essa pesquisa tem como objetivo analisar as contribuições de uma atividade experimental na área de circuitos elétricos para aprendizagem dos alunos, em uma escola de ensino médio, considerando as competências e habilidades previstas na matriz de referência do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nessa proposta, questiona-se: quais são os indicativos que evidenciam as contribuições de uma atividade experimental demonstrativa, voltada à aprendizagem de habilidades previstas na matriz de referência curricular do Enem, para mensurar circuitos elétricos de uso cotidiano? A pesquisa foi realizada em uma escola pública da cidade de Dourados/MS, com a participação de vinte alunos e dois professores. A metodologia de análise é qualitativa, levando em conta as propostas de um currículo com foco no ensino de procedimentos, atitudes e conceitos. Os materiais utilizados para a construção do experimento são de baixo custo e possuem vínculo direto com o cotidiano dos alunos. A partir da análise dos dados, percebe-se que a atividade experimental contribuiu com o processo de aprendizagem de conteúdos procedimentais dos referidos alunos.
Referências
BOFF, C. A.; BASTOS, R. O.; MELQUIADES, F. L. Práticas experimentais no ensino de física nuclear utilizando material de baixo custo. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 34, n. 1, p. 236-247, abr. 2017.
BOGDAN, R. C; BIKLEN, S. K. Investigação Qualitativa em Educação. Porto/Portugal: Porto, 1994.
BORGES, A. T. Novos Rumos para o laboratório escolar de ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 19, n. 3, p. 291-313, dez. 2002. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6607/6099>. Acesso em: 30 nov. 2021.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Manual de utilização do Sistema de Controle e Produção de Itens para o BNI – Banco Nacional de Itens – do Inep pelos colaboradores das IES selecionadas pelo Edital Inep/DAEB nº 005/2011 Brasília, DF: Inep, 2012.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Portaria Inep 109, de 27de maio de 2009. Estabelece a sistemática para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio no exercício de 2009. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 8 jun. 2009a. Seção 1, p. 14-20. Disponível em: <http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=08/06/2009&jornal=1&pagina=14&totalArquivos=120>. Acesso em: 28 nov. 2021.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Relatório Pedagógico: Enem 2011-2012. Brasília, DF, 2015.
BRASIL. Lei 9394 de 20 de dezembro 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF. 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF. 2018a. Disponível em:
<http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>Acesso em: 30 nov. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. PCN+ Ensino Médio: Orientações Educacionais –Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília, DF, 2002.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria MEC 438, de 28 de maio de 1998. Institui o Exame Nacional do Ensino Médio. Brasília, DF, 1998. Disponível em: <http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/diretrizes_p0178-0181_c.pdf>. Acesso em: 18. jul. 2019.
BRASIL. Presidência da República. Decreto nº 9.432, de 29 de junho de 2018. Regulamenta a Política Nacional de Avaliação e Exames da Educação Básica. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 2 jul. 2018b. Seção 1, p. 1. Disponível em: <http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=02/07/2018&jornal=515&pagina=1&totalArquivos=212>. Acesso em: 11 out. 2019.
CARLOS, P. R. de O. Uma análise do desempenho dos estudantes no exame nacional do ensino médio e as contribuições para o ensino-aprendizagem de Física. 2016. 344f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Física, Universidade Federal de Juiz de Fora. Disponível em: <https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4082>. Acesso em: 30 nov. 2021.
CARVALHO, A. M. P. As práticas experimentais no ensino de física. In: RICARDO, E. C.; SASSERON, L. H.; ABIB, M. L. V. S.; PIETROCOLA, M. Ensino de Física. Brasil: Cengage Learning, 2011.
COLL, C.; POZO, J. I.; SARABIA, B; VALLS, E. Os conteúdos na reforma: Ensino e aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes. Porto Alegre: ArtMed, 2000.
COLL, C.; VALLS, E. A Aprendizagem e o ensino dos procedimentos. In: COLL, C.; POZO, J.I.; SARABIA, B; VALLS, E. Os conteúdos na reforma: Ensino e aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes. Porto Alegre: ArtMed, 2000.
DUARTE, S. E. Física para o ensino médio usando simulações e experimentos de baixo custo: um exemplo abordando dinâmica da rotação. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 29, n. Especial 1, p. 525-542, set. 2012.
GIBIN, G. B.; SOUZA FILHO, M. P. Atividades experimentais investigativas em física e química: uma abordagem para o ensino médio. SP: Ed. LF, 2016. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29nesp1p525/ 22934>. Acesso em: 30 nov. 2021.
INEP diz que banco de questões que caem no Enem está ‘obsoleto’; diretor pediu estudo sobre terceirização. G1, 2021. Disponível em:
<https://g1.globo.com/educacao/enem/2021/noticia/2021/08/25/inep-diz-que-banco-de-questoes-que-caem-no-enem-esta-obsoleto-diretor-pediu-estudo-sobre-terceirizacao.ghtml>. Acesso em: 29 nov. 2021.
MEC admite que nem todas as questões do Enem 2019 foram pré-testadas. Estadão, 2020. Disponível em: link: <https://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,em-nota-tecnica-mec-diz-que-falha-em-5-9-mil-provas-nao-teve-influencia-significativa-nas-demais,70003176368> Acesso em: 29 nov. 2021.
OLIVEIRA, J. P; GOBARA, S. T. O Enem como instrumento de avaliação do Ensino de Física. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA, XVIII, 2020, On line: SBF. Atas... On line, 2020, p. 1618-1625. Disponível em: <http://www1.fisica.org.br/~epef/xviii/images/Anais_XVIII-EPEF.pdf>. Acesso em: 30 nov. 2021.
ORÓ, I. Conhecimentos do meio natural. In: ZABALA, A. Como trabalhar os conteúdos procedimentais em aula. 2. ed. Porto Alegre: ArtMed, 2008.
PERRENOUD, P. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: ArtMed, 2007.
SANTOS, E. I. dos.; PIASSI, L. P. C.; FERREIRA, N. C. Atividades experimentais de baixo custo como estratégia de construção da autonomia de professores de física: uma experiência em formação continuada. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA, IX, 2004, Jaboticatubas, MG. Atas... Jaboticatubas: MG, 2004, p. 1-18.
SILVA, C. S. F.; LOPES JUNIOR, J. A compreensão de competências a partir de modalidades de conteúdos curriculares: um estudo de caso sobre o tema “A diversidade da vida: o desafio da classificação biológica” do Currículo do Estado de São Paulo. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 16, n. 1, p. 57-76, abril. 2016. Disponível em: <https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/issue/view/232>. Acesso em: 13 mai. 2020.
SILVEIRA, F. L.; STILCK, J. F.; BARBOSA, M. C. B. Manifesto sobre a qualidade das questões de Física na Prova de Ciências da Natureza no Exame Nacional de Ensino Médio. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 31, n. 2, p. 473-479, ago. 2014. Disponível em:
<https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2014v31n2p473/27331>. Acesso em: 30 nov. 2021.
ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
ZABALA, A. Como trabalhar os conteúdos procedimentais em aula. 2. ed. Porto Alegre: ArtMed, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >