O Princípio de Mínima Ação de Maupertuis: O que futuros professores de Física podem aprender estudando uma fonte primária?

Autores

  • Yaffa Bruxel Rabeno Graduando em Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Nathan Lima Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2023.e93136%20

Palavras-chave:

Fontes Primárias, História e Filosofia da Ciência, Antropologia do Laboratório, Estudos das Ciências, História Cultural

Resumo

Apresentamos uma reflexão teórico-metodológica para o uso de fontes históricas primárias principalmente em contexto de formação de professores, a fim de privilegiar o desenvolvimento do que Freire denomina autonomia epistêmica. Essa reflexão é apresentada em diálogo com discussões do campo dos Estudos das Ciências, em especial, a chamada Virada Ontológica da Antropologia, e da Filosofia de Linguagem do Círculo de Bakhtin, sugerindo três contribuições: a ênfase na autonomia epistêmica dos estudantes, a busca da superação da dicotomia entre saberes técnicos e pedagógicos, e a adoção de uma concepção epistemológica não-estruturalista, alinhada às discussões metodológicas provenientes da Antropologia do Laboratório. A fim de exemplificar as potencialidades e a riqueza de discussões de fontes primárias a partir desse quadro teórico-metodológico, apresentamos a tradução do francês para o português de uma fonte primária, As Leis do Movimento e do Repouso escrita por M. de Maupertuis no século XVII, em que seu princípio de Mínima Ação é formalizado pela primeira vez. Na sequência, comentamos possíveis caminhos de reflexão e diálogo na sala de aula. Assim, o artigo traz contribuições tanto no sentido teórico, como no sentido de oferecer uma fonte primária em português, com caminhos de reflexão possíveis para o contexto didático.

Biografia do Autor

Yaffa Bruxel Rabeno, Graduando em Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduando em Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Nathan Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduação em bacharelado em Física com linha de formação em física médica na PUCRS (2014), licenciatura em Física na Faculdade Avantis (2017), mestrado em Engenharia e Tecnologia de Materiais na PUCRS (2016) e doutorado em Ensino de Física na UFRGS (2018). Professor do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física da UFRGS, editor assistente da HPS&ST Newsletter, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física da UFRGS (2022 a 2024).

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Publicado

2023-12-14

Como Citar

Bruxel Rabeno, Y., & Lima, N. (2023). O Princípio de Mínima Ação de Maupertuis: O que futuros professores de Física podem aprender estudando uma fonte primária?. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 40(3), 575–609. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2023.e93136

Edição

Seção

História, Filosofia e Sociologia da Ciência e Ensino de Ciências/Física