Antropomorfismo nas ilustrações das atividades experimentais da revista Ciência Hoje das Crianças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2024.e95954

Palavras-chave:

Divulgação científica, Obstáculos epistemológicos, Ensino de Ciências

Resumo

A presente pesquisa mapeou e caracterizou aspectos antropomórficos de 434 ilustrações presentes em 196 atividades experimentais da revista CHC nas edições de 2009 a 2020. Como aporte teórico utilizamos o referencial bachelardiano por seu potencial para provocar reflexões críticas para a análise de materiais que publicam informações sobre Ciência. O percurso metodológico caracteriza-se como qualitativo e documental e a análise contou com processo de verificação triplo cego. Os resultados evidenciam que a revista não se apoia majoritariamente nesse recurso para atrair seus leitores, uma vez que em mais de dois terços das atividades experimentais não foram encontrados traços antropomórficos. Ainda são escassos os estudos sobre o uso de antropomorfismo no ensino de Física, o que consideramos ser uma lacuna na área, tampouco estudos com o público infantil. Mesmo não havendo consenso quanto ao impacto do uso dessas representações na construção de conceitos científicos, consideramos que seja importante evidenciar sua presença em materiais presentes nas escolas. Assim é crucial que a área de pesquisa em ensino de ciências, no Brasil, se debruce sobre materiais de divulgação para gerar resultados que auxiliem os professores a utilizá-los na construção de conceitos científicos com os estudantes. Como perspectiva de pesquisas futuras, acreditamos ser importante investigações sobre traços antropomórficos nas demais seções da revista e diretamente com estudantes propondo reflexões sobre os limites e possibilidades deste recurso visual para a construção de conceitos científicos.

Biografia do Autor

Jéssica Taynara Martins, Secretaria Municipal de Educação

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Graduada em Licenciatura em Ciências, Matemática e Física pela mesma universidade, especialista em Metodologia do Ensino de Matemática na Educação Básica pela Universidade Estadual do Amazonas (UEA) e professora da Educação Básica na Secretaria Municipal de Educação – SEMED - Humaitá, Amazonas.

Viviane Florentino de Melo, Universidade Federal da Bahia

Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia e do programa de pós-graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS). Licenciada em Química pela Fundação Universidade de Itaúna (2007), Mestra em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2016), Doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/ UFES), é uma das líderes do Laboratório de Metodologia e Pesquisa Mista em Ensino de Ciências (LAMPMEC).

Elrismar Auxiliadora Gomes Oliveira, Universidade Federal do Amazonas

É professora Associada da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) no curso de Licenciatura em Ciências: Matemática e Física, Campus IEAA - Humaitá e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades, na mesma universidade. Possui especialização em Ensino de Física pela Universidade Federal de Ouro Preto (2000). Cursou mestrado em Ensino de Ciências pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2008) e doutorado em Ensino de Ciências (ênfase em Física) pela Universidade de São Paulo (2017). Foi professora de Ciências Naturais e Física na rede particular e pública de Minas Gerais entre 1990 e 2009. Realiza pesquisas na área de Ensino de Ciências, com ênfase em Ensino de Física e Astronomia, abordando principalmente temas relacionados com processos de ensino-aprendizagem de conceitos, interdisciplinaridade, diversidade, alfabetização científica e suas implicações na qualidade dos materiais didáticos e em práticas da sala de aula.

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Referência do material analisado CHC

Revista Ciência Hoje das Crianças. Instituto Ciência Hoje. SBPC, São Paulo, edições: 198 de 2009 a 317 de 2020.

Publicado

2024-09-26

Como Citar

Martins, J. T., Melo, V. F., & Oliveira, E. A. G. (2024). Antropomorfismo nas ilustrações das atividades experimentais da revista Ciência Hoje das Crianças. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 41(2), 268–292. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2024.e95954

Edição

Seção

Ensino e aprendizagem de Ciências/Física