Práticas de letramento na educação de jovens e adultos
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8412.2009v6n2p55Resumo
Este artigo discute práticas de letramento em eventos com jornais e revistas dos quais participaram 27 alfabetizandos e um professor da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Prefeitura Municipal de Florianópolis, no ano de 2007. A perspectiva teórica adotada para a análise dos dados é a dos Novos Estudos do Letramento (STREET 2003; BARTON 1994; GEE 2004, 2005; DIONÍSIO 2007a, 2007b) com ênfase nos modelos de letramento autônomo e ideológico propostos por Street (2003). Os dados apresentados demonstram a existência de práticas de leitura e escrita na EJA as quais, em determinados momentos, aproximam-se do modelo autônomo de letramento e, em outros, do modelo ideológico. Os dados revelam, ainda, que, quando as práticas escolares estavam vinculadas às práticas sociais, possibilitava-se a compreensão da pluralidade das práticas de letramento, gerando sentidos favoráveis aos alunos em relação à metodologia de ensino e aprendizagem utilizada, bem como à leitura e escrita em uso.
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